Guia de turismo de experiência tem sustentabilidade como foco
A publicação, recém-lançada em Brasília, ensina como ser um viajante consciente, além de dar dicas ao redor do globo
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas pessoas se preocupam em adotar práticas sustentáveis em casa, mas se desligam do cuidado com o meio ambiente quando estão de férias.
Foi pensando em dar dicas de como manter a conduta eco-friendly em viagens que o CEO da Dalí Travel Experience, Bruno Mello, decidiu criar o Discover, um guia sobre turismo de experiência focado em sustentabilidade.
Distribuída no Ernesto Café, no restaurante Lavi For Good e no B Hotel, a publicação tem a influenciadora digital Joana Nolasco como editora e foi desenvolvida em parceria com a agência de comunicação 5561 BrandBoutique. Além de ensinar como ser um viajante consciente, o manual de 47 páginas tem capítulos dedicados ao autoconhecimento e à gastronomia.
“Outro grande propósito do Discover é apresentar o turismo de experiência, desconhecido por boa parcela dos brasilienses. O conceito simboliza a nova essência do viajar e sugere passeios com propósito, que despertem sensações e criem laços afetivos”, declara Bruno.
Duda Maia, à frente da 5561 BrandBoutique, complementa a fala do CEO. “Não basta mais conhecer os pontos turísticos de um destino. As pessoas querem desfrutar de experiências imersivas. A ideia do Discover é justamente a de propor ao viajante jornadas de conexão com si, o meio ambiente e os pequenos produtores locais”, diz. De acordo com a dupla, o plano é de dar continuidade ao projeto, lançando duas publicações ao ano.
Dentre os artigos do manual, destaque para o de Fê Cortez, criadora do projeto Menos1Lixo. A jornalista e ativista ambiental instrui, de forma leve, como ser um turista ecologicamente exemplar. Dentre as tips, três se sobressaem:
- Leve uma mala menor: uma bagagem cápsula pesa menos no avião e, com isso, usa-se menos combustível para voar, diminuindo a emissão de CO2;
- Dispense utensílios descartáveis: carregue um kit de talheres, copos e canudos reutilizáveis;
- Economize toalhas e roupas de cama: ligue na recepção do hotel e peça para que os itens não sejam trocados. A lavagem diária gera um gasto desnecessário de água.