Florianópolis agora tem trecho oficial do Caminho de Santiago
“Caminho Brasileiro” tem 21 km de extensão e foi reconhecido oficialmente pela Catedral de Santiago, na Espanha
atualizado
Compartilhar notícia
Um boa notícia – e um incentivo maior ainda – para quem sempre sonhou em se aventurar pelo Caminho de Santiago, mas nunca teve coragem ou dinheiro: o Brasil agora tem um pedacinho da caminhada que atrai milhares de peregrinos à Espanha todos os anos.
Chamado de Caminho Brasileiro, o percurso de 21 km será inaugurado oficialmente no próximo mês, no dia 29 de junho, em Florianópolis. A cidade é a primeira do continente americano a ganhar um trecho reconhecido pela Catedral de Santiago, “dona” do Caminho.A ideia é dos brasileiros Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Mansur, apaixonados pela peregrinação. À Veja.com, Farah contou que a ideia veio depois que a Catedral decidiu, no ano passado, rever suas regras de conceder o certificado de conclusão do Caminho — chamado de Compostela — e a relíquia de quem já completou o trajeto — a pessoas que percorrerem 77 km na Espanha, entre La Corunã e Santiago, e os outros 100 km em seu país de origem.
“Como achei que seria complicado para os peregrinos comprovarem isso aqui no Brasil, tivemos a ideia de fazer o Caminho Brasileiro. Fomos atrás da Catedral e a partir daí passamos a buscar uma rota”, disse a jornalista à revista.
A cidade foi escolhida, segundo Farah, por ser de fácil acesso e por ter segurança para os peregrinos. A rota de 21 km é de grau de dificuldade baixo e vai da igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieira, até o Santuário Sagrado Coração de Jesus, na Praia dos Ingleses. Ele pode ser feito em um único dia de caminhada.
Assim como acontece na Espanha, os peregrinos ganham carimbos na sua credencial em todas as quatro paradas do caminho. O trajeto é grátis, mas a credencial deve ser comprada nas associações de peregrinos do Brasil.