metropoles.com

Faça um tour em Brasília pelos cenários do filme Eduardo e Mônica

Longa-metragem inspirado da música de Renato Russo chega às telonas nesta quinta-feira (20/1). Viaje pelos cenários da história

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
eduardo e monica
1 de 1 eduardo e monica - Foto: Reprodução

Nascida dos traços de Niemeyer, Brasília pulsa nas vivências dos brasilienses que emprestam um pouco de suas raízes para construir a própria história. Homenageada em verso e em prosa, a cidade ganhou novas nuances como o cenário da história de amor de Eduardo e Mônica, casal de enamorados criado no imaginário de Renato Russo, cantor da brasiliense Legião Urbana.

Transformada em filme, a música estreia nos cinemas nesta quinta-feira (20/01). O longa-metragem dirigido por René Sampaio é estrelado por Gabriel Leone, um Eduardo doce, mas ainda imaturo, e a decidida Mônica, vivida por Alice Braga.

Como parte do enredo, o filme traz uma capital federal dos anos 1980 tão viva, que se apresenta como uma espécie de personagem extra do enredo. A história tem o tempero na medida para acalentar o coração de qualquer brasiliense, que certamente se sentirá muito bem representado.

3 imagens
Filme chegou ao cinema em 20 de janeiro
Gabriel Leone interpreta Eduardo em Eduardo e Mônica
1 de 3

Eduardo & Mônica tem direção de René Sampaio

Reprodução
2 de 3

Filme chegou ao cinema em 20 de janeiro

Reprodução/Instagram
3 de 3

Gabriel Leone interpreta Eduardo em Eduardo e Mônica

Reprodução

O Metrópoles já assistiu ao filme e entrega um roteiro em Brasília sob a perspectiva do casal. Para ajudar a desenhar os pontos turísticos da cidade, o produtor de locação responsável pelo longa, Fernando Toledo, conversou com a reportagem e entregou segredos dos cenários.

Parque da Cidade

Dois ciclistas
Parque da Cidade

Como bem diz a canção, “se encontraram no Parque da Cidade, a Mônica de moto e o Eduardo de Camelo”. Fundado em 1978, o parque com DNA brasiliense é uma escolha certeira, seja qual for o seu estilo.

O local de riqueza histórica reúne o trabalho do quarteto ícone da capital: com projeto de Oscar Niemeyer, obra paisagística de Burle Marx e área urbanística desenvolvida por Lúcio Costa, ao longo do parque os visitantes ainda conhecem os famosos azulejos de Athos Bulcão.

Eduardo e Mônica no Parque da Cidade

Distribuídos em uma área ampla de 420 hectares, uma série de atrativos conquistam os visitantes, desde quadras de esportes, churrasqueiras, parques infantis, pistas de corrida, lagos com pedalinhos, restaurantes e locais para piqueniques.

Congresso Nacional

Ícone do turismo cívico brasiliense, o prédio que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal é um marco arquitetônico da capital e recebe visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre o Legislativo brasileiro.

congresso nacional
Congresso Nacional

Na Praça dos Três Poderes, onde também ficam o Palácio da Alvorada, prédio do Executivo, e o prédio do Supremo Tribunal Federal, é possível fazer um tour completo caminhando sob o famoso céu de Brasília. Lá, estão outros pontos turísticos, como a Biblioteca Nacional, o Museu da República e os Ministérios.

Visitas ao Congresso Nacional presenciais, em retorno experimental
Horários: das 9h às 17h, a cada uma hora
Grupos de, no máximo, 20 pessoas por horário
Informações: 0800-0-619-619
É obrigatório o agendamento prévio com, no mínimo, um dia de antecedência no site. Bermudas, shorts e chinelos são proibidos

Teatro Nacional

De forma bastante inteligente, a produção do filme traz novas perspectivas sobre os clássicos brasilienses. Fora do roteiro inicial, a área externa revestida por um painel formado por blocos de concreto nas fachadas laterais, criadas por Athos Bulcão ainda em 1966, foi incorporada em uma das cenas após uma visita técnica, como um clássico brasiliense.

Prédio público
Teatro Nacional

Consagrado como o maior conjunto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer em Brasília destinado exclusivamente às artes, o Teatro Nacional é um dos pontos centrais de interesse turístico, na região central de Brasília.

O edifício tem o formato de uma pirâmide asteca e, em seu interior, abriga as salas Martins Pena, Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno. Fechado há oito anos e com reforma prevista para 2022, as visitas são acessíveis apenas na área externa, ao alcance dos painéis de concreto.

Superquadra Sul 308, a quadra modelo

Fundada em 1962, a quadra segue todos os padrões imaginados no plano original da cidade, e é um verdadeiro sítio histórico. Em uma rápida visita, é possível conhecer o charme da superquadra, que conta com um lago com carpas, azulejos e projeto arquitetônico pensados especialmente para a cidade.

Filme é inspirado na canção de Legião Urbana

Nas redondezas, um passeio a pé também leva a outros pontos estratégicos. Entre eles, a tradicional Igreja Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Igrejinha, com formato inusitado inspirado em um chapéu de freira. Além dela, também estão a alguns passos dali o Cine Brasília e o Espaço Cultural Renato Russo.

Setor Militar Urbano

Lar do sr. Bira, avô de Eduardo, o Setor Militar Urbano (SMU) é o bairro que concentra a maior parte dos quartéis do Exército Brasileiro na cidade. Além de abrigar aproximadamente 2.500 integrantes da força militar e seus familiares, lá também estão praças batizadas com nomes de grandes artistas, como Tom Jobim e Cora Coralina.

Um dos grandes destaques do local é a Praça dos Cristais, projetada pelo paisagista Burle Marx. A praça recebeu o nome em homenagem à enorme escultura de concreto em forma de cristais, posicionada acima de um espelho d’água. O local também é bastante florido, e conta com uma passarela sobre as águas.

Praça dos Cristais

Lago Paranoá

por do sol ilumina a ponte jk e o lago paranoá
Lagoa Paranoá, o mar de Brasília

A capital federal não é litorânea, mas as águas do Lago Paranoá são um atrativo à parte para amenizar os dias de calor e seca, ou para embelezar as paisagens em Brasília. Mesmo sem água salgada, o brasiliense tem onde atracar a própria lancha, almoçar com vista para o Lago ou curtir uma volta de barco.

Além de atividades gratuitas em toda a orla, também é possível aproveitar a beleza praticando esportes que fogem um pouco à regra do cotidiano da cidade. Stand up paddle, flyboard, wakeboard e windsurf são algumas das opções a serem praticadas. Confira a lista completa na matéria.

Curiosidades sobre o filme

Apesar de não configurarem pontos turísticos, dois cenários, em especial, merecem atenção na hora de assistir o filme, segundo Fernando Toledo. São eles a Casa da Mônica e o local da “festa estranha com gente esquisita”, como já entrega a música.

A festa estranha, que também serviu de cenário para outros locais no filme (sem spoilers!), foi montada em uma área em construção no bairro Noroeste.  A Casa da Mônica, por outro lado, tem personalidade própria.

Como parte da construção da personagem, “a menina que tinha tinta no cabelo” não poderia viver em um endereço como qualquer outro. A locação eleita foi o prédio da antiga Usina Termoelétrica de Brasília no Pátio Ferroviário do SIA, um espaço único, “que não se vê em lugar nenhum”, como explica Toledo.

3 imagens
Locação da casa da Mônica
Locação da casa da Mônica
1 de 3

Locação da casa da Mônica

Imagem cedida ao Metrópoles
2 de 3

Locação da casa da Mônica

Imagem cedida ao Metrópoles
3 de 3

Locação da casa da Mônica

Imagem cedida ao Metrópoles

“O prédio no SIA sempre me chamou atenção pela beleza da arquitetura. A inclusão desta locação no filme vai eternizar, por meio do cinema, uma parte da história de Brasília”, comenta o produtor.

A antiga usina termoelétrica funcionou como fonte suplementar de energia elétrica para Brasília no período de 1962 a 1974. Recentemente, o terreno abrigava a Substação 8 da Companhia Energética de Brasília (CEB). O imóvel foi vendido e o prédio está em fase de demolição.

Extras: Chapada dos Veadeiros

Fora de Brasília, a produção do filme explorou cenários incríveis na Chapada dos Veadeiros, a 250 km da capital federal. Foram eleitas como pano de fundo as cachoeiras Poço Encantado e Santa Bárbara. Para saber tudo sobre o destino, clique na matéria.

Cachoeira Santa Bárbara
Cachoeira Santa Bárbara : uma das mais visitadas em Goiás antes da pandemia

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?