Está de malas prontas? Veja sete aplicativos para economizar na viagem
Em tempos de crise, a tecnologia pode ser usada a seu favor na hora de montar o próximo roteiro
atualizado
Compartilhar notícia
Viajar não precisa ser tão caro. Em tempos de crise, muita gente adia as tão esperadas férias e deixa para lá aquele sonho de conhecer um novo destino. Antes de entrar nesse grupo, acalme-se. Existem maneiras de baratear os custos e tornar o passeio possível.
Quer saber como? Usando a tecnologia a seu favor. Todo mundo sabe: a viagem começa muito antes de se chegar ao destino escolhido. Por isso, é preciso muita pesquisa, planejamento e organização, principalmente para conseguir preços e opções melhores.Um estudo do eMarketer estima que as vendas mundiais de viagens digitais totalizaram US$ 612,91 bilhões em 2017, um aumento de 11,7% em relação a 2016. O crescimento constante continuará até 2021, quando chegará a US$ 855,07 bilhões – até lá, os dados revelam ainda que metade de todas essas compras serão feitas a partir de smartphones ou tablets. Na América Latina, o Brasil continuará a ser o líder regional em termos de valores totais.
Para dar aquela ajudinha amiga, separamos sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa baixar no celular para conseguir economizar nos roteiros.
1- Voopter
O aplicativo gratuito de comparação de preços de passagens é uma ótima alternativa para encontrar boas ofertas e economizar. Em uma única pesquisa, você descobre os melhores valores entre diferentes companhias aéreas e agências de viagem. Basta informar o local de origem, destino e escolher, inclusive, diferentes datas simultaneamente. Nos resultados, é possível selecionar filtros de horários, aeroportos, voos sem escala, etc.Também permite criar alertas de custos para o bilhete desejado e avisos caso haja diminuição nos montantes.
Para finalizar a compra, o viajante é encaminhado para o site da companhia aérea ou agência escolhida. Disponível nos sistemas iOS e Android.
2- Maps.me
Além de mostrar mapas precisos das cidades, ele é ótimo para montar o roteiro e entender a fundo ruas, bairros e distâncias do seu destino. A melhor parte? Pode ser usado em modo off-line. Ou seja, você não precisa gastar seu pacote de dados nem ficar procurando uma conexão wi-fi para ter acesso a coisas básicas, como itinerário, estações de trem e pontos turísticos nas redondezas. Também está disponível nos sistemas iOS e Android.
3- Quanto Custa Viajar
Não sabe por onde começar o planejamento financeiro da viagem? Problema resolvido. O aplicativo permite pesquisar melhor sobre o destino desejado – qualquer lugar do mundo – e te indica a média de gastos no local, incluindo passeios, alimentação, passagens, transporte e outros. Disponível nos sistemas Android e iOS.
4- Yelp
Na hora de escolher restaurante, alguma loja específica ou até mesmo um posto de gasolina, certifique-se de ter o aplicativo no celular. Por meio do GPS, o aplicativo funciona como um guia que te ajuda a encontrar serviços e estabelecimentos, tudo baseado nas opiniões de visitantes e moradores. E você pode filtrar a sua busca por distância, preço, encontrar ofertas de empresas locais e outras oportunidades. Disponível nos sistemas iOS e Android.
5- Airbnb
Na onda da economia colaborativa, o Airbnb é uma plataforma pela qual o viajante aluga, em qualquer parte do mundo, um espaço (casa, apartamento, flat, suíte ou quarto) onde ficará hospedado por alguns dias. O contato é feito diretamente com o proprietário da acomodação, sem intermediários, por isso sai bem mais em conta do que hotéis e pousadas. Dá para encontrar de tudo, inclusive lugares bem bacanas por preços camaradas. Disponível nos sistemas iOS e Android.
6- Groupon
Você está acostumado a usar o site ou aplicativo na sua cidade, certo? Então, por que não utilizá-lo no destino da viagem? A plataforma é internacional e encontra-se disponível em muitos países. Restaurantes, passeios, descontos em lojas e serviços que você gostaria de experimentar no local visitado. Disponível nos sistemas iOS e Android.
7- TripAdvisor / Booking
Sem dúvidas, as melhores dicas vêm daqueles que já estiveram no hotel. Afinal, essas pessoas puderam conferir de perto os defeitos e as qualidades do local. Na primeira opção, a rede de compartilhamento de informações sobre hospedagens inclui avaliações, fotos e depoimentos baseados nas experiências dos próprios usuários. As informações podem ajudar nas decisões de outros viajantes.
Já o segundo indicado, oferece um preço bem mais em conta para o hotel escolhido – podendo ser em vários lugares do mundo. Os dois estão disponíveis nos sistemas iOS e Android.