Especialista mostra como economizar ao comprar passagens aéreas
Quem está a fim de viajar já percebeu que o preço das passagens aéreas tem oscilado bastante. Saiba por que e veja como economizar
atualizado
Compartilhar notícia
Se você está planejando viajar, com certeza deve ter notado uma oscilação no preço das passagens aéreas. Há dias em que o valor está nas alturas, e em outros, despenca. Assim, fica difícil se programar até para o destino mais simples, não é mesmo?
Por isso, o Metrópoles conversou com o gestor financeiro Afrânio Alves, que explicou o que está por trás dessa variação dos preços, e trouxe dicas valiosas para economizar no momento da compra.
Por que essa oscilação?
Para o especialista, os custos embutidos na operação seriam alguns dos principais motivos. Na conta, entram combustível, taxas e impostos, salários da tripulação e manutenções das aeronaves.
“O preço do bilhete também oscila conforme alguns fatores que vão além do custo de operação, como o quanto a aeronave está ocupada, demanda do local de origem ou destino, plataforma ou ponto onde a passagem é comercializada e data da viagem. Em alta temporada, geralmente é mais caro”, frisa Afrânio.
Há expectativa de estabilização?
Alves ressalta que a estabilização de preços é característica dos países que apresentam uma economia desenvolvida em duas forças: oferta e demanda.
“Quando estão equilibradas e há muitas empresas concorrentes, temos o que os economistas chamam de mercado de concorrência perfeita. A estabilidade dos preços das passagens aéreas virá aos poucos, na medida do desenvolvimento e crescimento do mercado de aviação do Brasil”, destaca o profissional.
Economizando na compra
De acordo com o expert, planejamento e monitoramento são a chave para fechar um bom negócio.
“A dica mais eficiente para economizar com o transporte nas viagens é realizar um planejamento prévio do roteiro desejado. A partir daí, iniciar o monitoramento dos preços dos bilhetes aéreos e terrestres.”
Existem diversos serviços on-line e gratuitos que fazem esse monitoramento e notificam o consumidor quando a passagem atinge o valor desejado.
Segundo o planejador financeiro, a famosa dica de se programar com antecedência ainda é a que mais vai ajudar. “Se viajar é um hábito no lazer pessoal ou familiar, a antecipação na compra pode trazer grande economia ao bolso, seja pelo maior prazo entre a compra do bilhete e o momento do voo, seja pelas ofertas e promoções que aparecerão no caminho”, conclui.