Eslovênia: por que conhecer o país que “batizou” participante do BBB22
País na Europa Central é recheado de paisagens naturais. Com castelos e histórias de dragões, parece cenário de contos de fadas
atualizado
Compartilhar notícia
Castelos, histórias de dragões, lagos cintilantes e colheitas de trufas. Embora não esteja entre os destinos europeus mais buscados pelos visitantes, a Eslovênia reserva uma grata surpresa aos turistas que se aventuram pelo território. O cenário, que parece uma pintura, ganhou destaque após o Big Brother Brasil 22, como o nome de uma das participantes do programa.
A paraibana Eslovênia Marques foi nomeada em homenagem ao país da antiga Iugoslávia, destino conhecido pelas paisagens montanhosas, campos esverdeados e castelos medievais, que trazem a sensação de protagonizar o filme da própria vida.
Embora não carregue a fama gastronômica da Itália, ou o sucesso das praias da Croácia, a lista de motivos para te convencer a incluir o pequeno território entre os dois países é extensa. A começar pela economia de tempo: traçar um roteiro pelos principais pontos turísticos da Eslovênia não leva mais que oito dias completos de viagem.
Dois a três dias de passeio, no entanto, já prometem um gostinho do cenário de conto de fadas. O lugar também é uma boa alternativa para viajantes solo — ele foi considerado um dos países mais seguros do velho continente.
Cenário de clássicos
Mesmo que você não o conheça, é provável que já tenha visto algum registro do país em catálogos de roteiros cinematográficos pelo mundo. Qualquer roteiro começa com a dupla: a capital Ljubljana e Bled, território onde fica o famoso lago, cartão-postal do país.
A capital se orgulha de ostentar o título de Capital Verde da Europa em 2016, conquistado como resultado de diversas iniciativas ecológicas e sustentáveis. Lá também ficam alguns dos castelos mais antigos do país e outros tesouros da antiguidade, além do mercado central e de vários bares conhecidos pelas cervejas artesanais.
O famoso Lago Bled é a verdadeira joia do país — as águas cristalinas envolvidas por grandes montanhas guardam uma pequena igreja escondida dentro de uma ilhota. Durante um período do dia, o espelho d’água reflete o cenário criando uma preciosa ilusão de ótica.
Também fazem parte do roteiro a caverna de Postojna, considerada a segunda maior do mundo — com formações geológicas milenares —, e o castelo de Predjama, que fica dentro de uma caverna e é conhecido por nativos como mal-assombrado.
Como um bom cenário de natureza, o país também é ideal para quem gosta de turismo de aventura. A região de Bovec e suas trilhas e rios selvagens, propícias para práticas de rafting, slackline e canoagem valem uma atenção especial no roteiro.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.