De cabana a casa na árvore: conheça 5 hospedagens de experiência no DF
Com clima de montanha ou atmosfera náutica, alternativas em Brasília promovem experiências singulares de estadia
atualizado
Compartilhar notícia
A restrição às viagens imposta pela pandemia apresentou outros olhares sobre a própria cidade e trouxe novas demandas aos viajantes. Seja na hora de eleger o próximo destino, seja para decidir onde se hospedar, o básico perdeu espaço para as vivências singulares, com foco em relaxamento e bem-estar.
Na capital federal, o cardápio de alternativas inclui características emprestadas de outros destinos. Engana-se quem pensa que o Brasília não tem clima de montanha ou opções para dormir embalado pelo movimento das águas. Na linha do staycation, as escapadinhas de casa para revigorar as energias não estão a muitos quilômetros de distância.
Além dos monumentos arquitetônicos e hotéis convencionais, o Metrópoles separou cinco alternativas de hospedagem cheias de bossa para transformar seu próximo fim de semana no DF.
Cabana Valley
Sucesso como formato de hospedagem no Brasil e no mundo, a capital federal ganhou a primeira cabana alpina, que oferece uma experiência charmosa em clima de montanha sem precisar sair do quadradinho.
Inaugurado no mês passado, o Cabana Valley nasceu de um projeto antigo de Adriana Salgado. A escolha de uma hospedagem de madeira em conexão com a natureza é fruto de uma memória afetiva que remonta aos anos de infância da empresária. “Eu aproveitei o terreno para criar uma experiência aconchegante e que preservasse o relevo natural”, explica.
Ver essa foto no Instagram
A cabana segue os moldes tradicionais com toque rústico — tem uma varanda com hidromassagem, rede para observar as estrelas e churrasqueira. Por dentro, tem sala de estar com TV a cabo, cozinha equipada e um quarto no segundo andar, com vista privilegiada para o vale.
O local é uma ótima pedida para quem busca um pernoite romântico em casal, e fica dentro de uma chácara privada, da família dos proprietários.
Endereço: BR 251, próximo a São Sebastião
Informações: Instagram
Reservas: Airbnb
Tiny House da Árvore
Às margens do Lago Paranoá, o espaço totalmente integrado à natureza oferece a experiência de dormir em uma casa na árvore, sem abrir mão do conforto. O charme sustentável é alinhado ao conceito de Tiny Houses, proposta de arquitetura e hospedagem que surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, mas conquistou o mundo pelo viés nômade e minimalista.
A experiência da hospedagem começa na chegada, preferencialmente por transporte aquático (lancha ou barco). Ao desembarcar o hóspede vai dividir o espaço com pássaros, macaquinhos e tucanos, em uma experiência rústica longe dos ruídos da cidade.
Ver essa foto no Instagram
Na reserva, estão inclusos complementos de café da manhã. A microcasa é projetada para receber dois hóspedes e conta com um quarto com cama de casal, cozinha equipada, piscina privativa com vista para o lago, sauna, ofurô e espaço para fogueira.
Endereço: Lago Norte
Informações: Instagram
Reservas: Airbnb
Cantinho Meu Bem
Alinhada ao turismo de isolamento, a experiência de dormir em um motorhome conquistou cada vez mais adeptos. No Distrito Federal, não é preciso cair na estrada para sentir um gostinho de viver sobre rodas. O Cantinho Meu Bem, no ParkWay, oferece uma série de vivências dentro de uma kombihome, estacionada no jardim.
Ver essa foto no Instagram
A casa acomoda quatro pessoas — tem duas suítes — com espaço gourmet, quintal e jardim com direito a glamping, lareira, churrasqueira, e sala de jogos.
Endereço: Parkway
Informações e reservas: Instagram
Tiny House Barco
Em homenagem aos fãs do clima náutico, a microcasa traz a atmosfera e a decoração de um barco com a estabilidade da superfície. A hospedagem é completamente integrada à natureza a partir do decór leve e com materiais naturais, e fica em uma localização com vista privilegiada para o Lago Paranoá, carinhosamente chamado do mar de Brasília.
Ver essa foto no Instagram
A alternativa acomoda dois hóspedes e conta com uma suíte, cozinha e deck panorâmico com banheira de hidromassagem, sauna e espaço para fogueira.
Endereço: Lago Norte
Informações e reservas: Airbnb
Pernoite em lancha
Além de praticar esportes aquáticos e aproveitar um mergulho, dormir no Lago Paranoá pode ser a experiência que ainda falta no seu checklist brasiliense. A proposta da hospedagem começa com um pôr-do-sol no lago e termina em um pernoite confortável dentro da lancha.
A embarcação fica atracada em uma localização estratégica no lago, e oferece aos hóspedes um quarto com cama de casal — dadas as devidas proporções da lancha —, uma cozinha pequena com fogão por indução e microondas, além de toalhas e roupa de cama, churrasqueira, geladeira para cerveja e chuveiro com água quente.
Endereço: Lago Paranoá
Informações e reservas: Airbnb