Confira os países de portas abertas para brasileiros (sem quarentena!)
Para quem sonha em voltar a cruzar os oceanos, destinos ao redor do mundo estão reabrindo fronteiras. Veja as regras
atualizado
Compartilhar notícia
Com o avanço da vacinação ao redor do mundo, governos internacionais ensaiam uma gradual retomada do turismo. Somente neste mês de setembro, ao menos três países voltaram a receber turistas brasileiros: Bélgica, República Tcheca e Canadá. Além deles, Argentina e Estados Unidos anunciaram uma data para o retorno de viajantes do Brasil — a partir de outubro e novembro, respectivamente.
Para os viajantes que nasceram em território verde-amarelo e sonham em voltar a cruzar a fronteira, confira a lista de países que estão de portas abertas para o Brasil e não exigem quarentena para vacinados — você pode sair do aeroporto diretamente rumo ao ponto turístico.
Europa
- Alemanha
Brasileiros imunizados com as duas doses das vacinas Pfizer, AstraZeneca (incluindo a Covishield, fabricada na Índia e distribuída também no Brasil), Moderna e dose única da Janssen, há pelo menos 14 dias, podem entrar em território alemão sem a necessidade de quarentena. A regra também vale para recuperados da Covid-19 que já tenham tomado a primeira dose.
- Bélgica
Brasileiros que tenham tomado a segunda dose (ou dose única) das vacinas Pfizer, AstraZeneca, Janssen ou Moderna há pelo menos 14 dias, estão autorizados a desembarcar no país, apresentando o certificado de vacinação em inglês emitido pelo Conecte SUS. Na lista de demandas, também é obrigatória a realização de um exame PCR logo na chegada e aguardar o resultado, que pode levar até 12 horas.
- Espanha
Em 24 de agosto, o país autorizou a entrada de brasileiros desde que apresentem o QR Code gerado pelo site do governo e um dos três documentos: comprovante de vacinação completa, há pelo menos 14 dias antes do embarque, com imunizantes da Pfizer, Janssen, AstraZeneca, Janssen, Moderna e CoronaVac (em espanhol); resultado em inglês de teste PCR realizado até 72 horas antes do embarque ou de antígeno feito há 48 horas; ou laudo médico com diagnóstico positivo para a Covid-19 nos últimos seis meses.
- Finlândia
O país autoriza a entrada de brasileiros completamente imunizados por qualquer vacina aplicada pelo SUS, com ciclo de vacinação completo até 14 dias antes da viagem.
- França
Os brasileiros que sonham em ver de perto a Torre Eiffel precisam estar totalmente vacinados com imunizantes da AstraZeneca, Pfizer, Moderna (sete dias depois da segunda dose) e Janssen (28 dias depois da dose única) para dispensar a obrigatoriedade de quarentena. A Coronavac ainda está fora da lista.
- Irlanda
Viajantes que chegam do Brasil podem entrar sem quarentena se estiverem completamente imunizados com Pfizer (sete dias antes da viagem), Moderna e Janssen (há 14 dias) e AstraZeneca (15 dias). O turista deve apresentar o certificado de vacinação e um teste RT-PCR negativo feito em até 72 horas antes do desembarque.
- Islândia
Autoriza a entrada de brasileiros vacinados com todas as marcas autorizadas pela OMS, como AstraZeneca, Pfizer, Coronavac e Janssen, 14 dias após a segunda dose (ou dose única). É necessário também apresentar um teste PCR negativo feito 72 horas antes da chegada.
- Portugal
Viajantes do Brasil estão autorizados a entrar no país desde que apresentem resultado negativo para um teste do tipo RT-PCR feito 72 horas antes do embarque. Não é necessário comprovar a vacinação.
- República Tcheca
Neste mês de setembro, o país voltou a permitir a entrada de brasileiros com a imunização completa das vacinas: AstraZeneca, Pfizer e Moderna, e a dose única da Janssen, pelo menos 14 dias antes da viagem.
- Ucrânia
Permite a entrada de viajantes de origem brasileira com qualquer imunizante aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS): Pfizer, Astrazeneca, Janssen, Coronavac e Moderna. A apresentação de um comprovante de vacinação exclui a necessidade de um teste RT-PCR.
Américas
- Anguilla
Está autorizada a entrada, sem restrições, de brasileiros que completaram sua vacinação com AstraZeneca, Pfizer, Janssen ou Moderna, até 21 dias antes da chegada.
- Argentina
Nesta terça-feira (21/9), o governo nacional argentino comunicou que, a partir de 1º de outubro, as fronteiras serão abertas para os países vizinhos — como o Brasil, e a partir do mês seguinte para os estrangeiros em geral, sem a necessidade de cumprir quarentena.
- Bahamas
Viajantes brasileiros completamente imunizados com vacinas da Pfizer, Moderna, Janssen e AstraZeneca 14 dias antes da viagem não precisam apresentar o teste PCR negativo, obrigatório aos demais.
- Canadá
Desde 7 de setembro, o país abriu as fronteiras para turistas brasileiros que estejam completamente imunizados contra a Covid-19. Entre os imunizantes aceitos, estão: AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen.
- Colômbia
Brasileiros estão autorizados a entrar no país desde que apresentem um formulário de saúde preenchido na chegada à imigração.
- Costa Rica
Brasileiros estão autorizados a entrar no país desde que apresentem o QR Code gerado pelo Pase de Salud, que deve ser preenchido antes do embarque. Quem estiver completamente imunizado não precisa contratar seguro saúde, uma das únicas exigências para ingressar no país.
- República Dominicana
Atualmente, brasileiros estão autorizados a descer do avião em Punta Cana a turismo, desde que apresentem o QR Code gerado pelo Electronic Ticket, que deve ser preenchido antes da chegada e resultado negativo para um teste RT-PCR realizado no máximo 72 horas antes do embarque. No caso de viajantes vacinados, não é necessário apresentar o resultado negativo para a Covid-19.
- México
O México tem entrada livre para os brasileiros — não é necessário comprovante de vacinação, tampouco exame RT-PCR.
Ásia e África
- Jordânia
Viajantes vacinados podem entrar no país sem a obrigatoriedade de exames ou quarentena.
- Tailândia
Brasileiros não precisam realizar teste nem quarentena, desde que apresentem comprovante de imunização completa.
- Catar
Viajantes do Brasil totalmente vacinados com Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Janssen 14 dias antes da chegada podem entrar sem a necessidade de quarentena ou teste na chegada. Quem tomou outros imunizantes, como a Coronavac, também pode entrar, desde que faça um teste de antígeno no desembarque.
- Costa do Marfim
Para entrar no país, é obrigatória a apresentação de exame RT-PCR negativo feito em até 7 dias, sem obrigação de quarentena para visitantes vacinados.
- Mali
Não exige quarentena de estrangeiros vacinados desde que seja apresentado um PCR negativo feito, pelo menos, 72 horas antes da chegada ao país.
- Marrocos
Desde o mês de julho, brasileiros estão autorizados a voar para o Marrocos. Para serem dispensados de cumprir quarentena, os turistas devem apresentar resultado negativo para um exame RT-PCR feito nas últimas 48 horas e comprovante de imunização. São aceitas todas as vacinas aplicadas em território brasileiro.
- Egito
Turistas vindos do Brasil podem desembarcar em território egípcio desde que apresentem um formulário de saúde preenchido na chegada à imigração. Viajantes completamente imunizados não precisam apresentar resultado negativo para um teste RT-PCR feito no máximo 72 horas antes da chegada, obrigatório aos demais.
- África do Sul
Brasileiros estão autorizados a entrar no país desde que apresentem um formulário de saúde preenchido até dois dias antes da chegada, além de resultado negativo para um teste RT-PCR feito no máximo 72 horas do desembarque.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.