Como solicitar o visto Etias, obrigatório para viagens à Europa
Criado para aumentar a segurança interna do continente, documento será exigido a partir de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O visto obrigatório para turistas visitarem 26 países da Europa começa a valer para cidadãos de 59 nacionalidades, incluindo os brasileiros, já no ano que vem. Criado para aumentar a segurança interna do continente, o documento é chamado de Etias (European Travel Information and Authorisation System, “sistema europeu de informação e autorização de viagens”, em tradução literal) e retirado exclusivamente on-line.
A autorização, requerida neste site, é gratuita para menores de 18 anos e maiores de 70. Para os demais, tem custo de 7 euros, cerca de R$ 36. Para obter o visto, além de efetuar o pagamento, é preciso preencher informações pessoais básicas, como nome, endereço, passaporte e vínculo empregatício.
Caso haja a liberação, o documento é enviado por e-mail em até 72h. A validade é de três anos.
Com a autorização digital em mãos, o viajante necessita, apenas, mostrá-la junto ao passaporte no momento da entrada em um destes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça.
Além do Brasil, a obrigatoriedade atinge países como Canadá, Chile e Austrália. O documento já é necessário para cidadãos de 90 nacionalidades, a maioria de origem africana e asiática.