metropoles.com

Cinco tendências do verão europeu que podem (ou não) bombar no Brasil

Com calor batendo recorde, Europa vive o auge da estação. Metrópoles seleciona tendências que podem ser “importadas” para terras tupiniquins

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Annie Spratt/Unsplash
annie-spratt-3bh3elC0D7M-unsplash
1 de 1 annie-spratt-3bh3elC0D7M-unsplash - Foto: Annie Spratt/Unsplash

O verão europeu teve início em 21 de junho. Até aí, nenhuma novidade. A “onda diferente” de 2019, entretanto, foi o recorde de calor. Na França, Alemanha e Portugal, os termômetros ultrapassaram os 40ºC.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirmou que este será o período mais quente registrado na história. Embora o “calourão” tenha consequências negativas, como o fechamento de escolas e focos de incêndio, a brisa acalourada também tem seu lado positivo.

Há quem comemore a chegada das temperaturas com “perfume tropical” para colocar em prática hábitos pelos quais aguardaram o ano inteiro. A estação quente só se despede dos europeus no dia 23 de setembro. Até lá, tendências surgem quase que diariamente. O Metrópoles mapeou algumas delas – quem sabe, em dezembro, elas não desembarquem em território tupiniquim?

 

Hospedagem de charme

“Depois da febre dos hostels cool e da praticidade do Airbnb, os holofotes chegam à comodidade e ao charme dos hotéis boutique. E, dependendo da intenção, a localização nem precisa ser à beira-mar”, acredita a jornalista Jessica Germano, que reside na Europa há quase dois anos e é uma cool hunter de viagem e gastronomia.

Em Portugal, país onde ela vive, a dica é a instagramável Luz Charming Houses, em Fátima. Por aqui, vale enxergar destinos para além da incensada praia de Copacana, no Rio de Janeiro. Tem sido frequente, por exemplo, a fuga para a calmaria de endereços como a Estalagem St. Hubertus, em Gramado, no Rio Grande do Sul. E não apenas no inverno.

Reprodução/Booking
Poderia ser um castelo na Espanha, mas o charmoso hotel fica no Sul do Brasil
Além do óbvio

Paris é linda, Lisboa tem seu charme e Londres é sempre vibrante. Mas os turistas, com olhar e curadorias cada vez mais treinados, tem preferido endereços pouco explorados. Entre o top 3, estão a Lagoa Azul, na Islândia; o município de Vlora, na Albânia; e Galiza, ao noroeste da Espanha.

Reprodução/Follow The Colours
Lagoa islandesa virou ponto turístico no verão da Europa

Por aqui, as tendências apontam para experiências tão curiosas quanto. Esqueça o pé na areia com cerveja gelada. O mood é outro. Um dos locais que prometem explodir nas férias em 2019 são regiões montanhosas de Minas Gerais, onde estão as charmosas cabanas do Rancho Punta Blanca.

Reprodução/Airbnb
Rancho em Minas Gerais é alternativa a quem quer verão “em paz”
Meatless summer

Que tal estender a segunda sem carne para um verão sem carne? Essa tem sido a proposta adotada por muitos europeus. Além do óbvio cunho ambiental com a redução do consumo de proteína animal, a medida também tem tudo a ver com a estação, que pede receitas mais leves e de digestão mais fácil.

Diversos restaurantes, incluindo os de cozinha de autor, abraçaram o vegetarianismo sem perder em autenticidade. Lá e cá. Recentemente, Brasília, para citar um exemplo, ganhou a Casa Graviola. O restaurante tem receitas saudáveis e drinks sem álcool que prometem virar hit em dias quentes.

A iniciativa anda lado a lado com o fim do uso de plásticos – que, no Hemisfério Norte, é mais que banir canudos. Portugal, por exemplo, proibiu a comercialização de talheres e pratos feitos desse derivado a partir de 2020.

No Brasil, a medida chegou com intensidade maior em grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A causa visa praias e cidades mais limpas, independentemente da estação.

Ella Olsson/Unsplash
Restôs vegetarianos são boa pedida para o verão
“Preferia estar morta”

Flamingo e frutas tropicais? Que nada! A tendência das boias divertidas continua na Europa e na América do Norte, mas com propostas um tanto quanto irônicas.

É o caso da boia de caixão. Na cor rosa millennial, o item virou febre depois de uma brincadeira de um casal de designers canadenses, em 2018. A ideia fez tanto sucesso no Instagram que eles conseguiram tirar o projeto do papel. À venda por US$ 75, a boia pode ser comprada neste link.  A boa-nova? Há entrega no Brasil, basta encarar as – caríssimas – taxas. Góticos também têm um lugar ao sol!

Reprodução/Instagram
Boia em formato de caixão fez tanto sucesso no Instagram que passou a ser fabricada por designers canadenses
Sim, senhora

O verão pode até ser europeu, mas a trilha é latina. No top 40 de músicas mais tocadas em solo britânico, Señorita, de Shawn Mendes & Camila Cabello, reina absoluta há três semanas.

Ela também está no topo em listas da França, Espanha e Alemanha. Se sobreviver em alta por mais alguns meses, o hit promete ditar a trilha sonora do verão brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?