Cachoeiras, cerveja e arte: Lago Oeste, no DF, lança mapa de turismo
Conheça todos os atrativos que compõem a rota de 17 opções de aventura, ecoturismo, eventos, arte e gastronomia
atualizado
Compartilhar notícia
A apenas 22 km de Brasília, o Lago Oeste reúne em uma paisagem exuberante uma ampla gama de atrativos – desde hospedagens, trilhas e cachoeiras, opções de arte, cerveja artesanal até doces e restaurantes com tempero do Cerrado.
Com estradas de terra, o que impera é o clima de rusticidade da vida no campo. Toda essa vasta gama de opções está reunida no mapa referencial de turismo lançado nessa terça-feira (6/7) pela Viva Lago Oeste, iniciativa desenvolvida pelos moradores locais que visa trazer mais visibilidade para o que há de melhor na região.
Confira abaixo todas as opções do roteiro, e crie sua próxima rota pela área mais ecológica do Distrito Federal.
Arte, cultura e mais
Cercada pelas belezas do cerrado, as flores, frutos e aromas do bioma são a inspiração artística de Raquel Bogéa, estilista que conta com a natureza como principal matéria-prima. O ateliê que desenvolve roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis investe em moda autoral com sustentabilidade.
Ver essa foto no Instagram
Um dos mais renomados artistas plásticos do Distrito Federal, Ralfe Braga abre as portas do seu ateliê aos fins de semana para receber os apaixonados por arte e cultura. Aproveite para investir em uma bela viagem pelo mundo das cores e formas, e conhecer um pouco mais sobre o olhar do artista.
Ver essa foto no Instagram
Cervejas Artesanais
Para os apaixonados pela bebida, o Lago Oeste é um prato cheio. Com quatro tipos de cerveja puro malte, a E.T Cervejaria Artesanal oferece sabores extremamente aromáticos e encorpados com estilo — feitos em um processo de fermentação natural com água sem cloro.
Ver essa foto no Instagram
Em um estilo parecido, a cervejaria Capivara oferece outras 10 nuances da bebida, com sabor diferenciado e todos os cuidados de sustentabilidade. Vale a pena passar por lá e adquirir algumas criações do mestre cervejeiro Bento Capivara.
Ver essa foto no Instagram
Sabores do Cerrado
Quem visita a região não pode ir embora sem conhecer o Brasis Ateliê Gastronômico. O restaurante une a paixão da chef Di Oliveira pela cozinha, com a diversidade cultural e gastronômica brasileira. No cardápio, opções para todos os gostos. As alternativas com frutos do mar merecem destaque.
Ver essa foto no Instagram
Com o tempero e aromas do bioma que engloba a região, o Nata do Cerrado oferece sorvetes especiais e artesanais, com frutas típicas da savana brasileira em combinações singulares.
Também não poderiam faltar as delícias da Queijaria Rancharia, com queijos artesanais finos produzidos com leite antialergênico ordenhado na propriedade e ingredientes selecionados. Além dele, o sítio Vila das Cabras tem como principal atividade a criação dos animais com foco na produção de laticínios.
Quem está em busca de uma proposta mais “picante” pode aproveitar para adquirir os produtos da Queen of Peppers, que cultiva as espécies mais ardidas do mundo, em uma agroindústria artesanal de produtos derivados da pimenta.
Ver essa foto no Instagram
Turismo rural e ecológico
Para quem quer se desconectar da rotina agitada do centro da capital federal, a região emoldurada pela natureza bem preservada oferece opções rurais e ecológicas. O Recanto de Maria Flor, que abriga o primeiro balanço gigante da região, o Balancéu, oferece conforto e diversão, com hospedagem com vista para o vale.
Outra excelente opção é a Trilha do Calango, com hospedagem focada em turismo pedagógico e espaço para eventos. Já a Pousada Refazenda tem a proposta de ser “a sua casa no campo”, com oito chalés separados, hostel, áreas de esporte, plantio de orgânicos e criação de aves e tilápias.
A lista continua com o Sítio Titara, com destaque para as cachoeiras de água cristalina e trilhas ecológicas, e a Fazenda Roncador, ideal para quem quer aproveitar os benefícios de um bom passeio a cavalo.
Agroecologia
O Espaço Nave logo na Rua 0, oferece uma marcante experiência rural, gastronômica e cultural aos aventureiros que tenham interesse em viajar pelas belezas do Lago Oeste. O empreendimento se distribui em três vertentes: da agroecologia, com direito a produção agroflorestal; da gastronomia, que oferece pizzas e cervejas artesanais; e de eventos, com espaço para locação e encontros gastronômicos e culturais.
Espaços de Eventos
Para as pequenas comemorações, ou eventos maiores quando for seguro pós-pandemia, a região oferece um cardápio plural de opções, como o Boaz Espaço de Eventos e a Chácara Brilho da Lua. As instalações contam com salão para eventos, cozinha equipada, churrasqueira, salão de jogos, piscina e parquinho para crianças.
Confira o mapa: