Brasileiros estão trocando a praia por férias relaxantes na neve
Veja as melhores cidades, as melhores épocas do ano e os preços para quem planeja dias gelados nas férias
atualizado
Compartilhar notícia
Quem disse que férias e descanso combinam somente com calor, verão e praia? Para 19% das pessoas, aproveitar a folga em lugares frios é mais interessante do que usar pouca roupa e botar os pés na areia. O dado faz parte do estudo ‘Próximo destino: praia!’ divulgado pela Expedia.com.br.
Apesar de ser um hábito ainda menos comum entre os brasileiros, há quem invista os gastos das férias em resorts na neve.
Dos 8.606 viajantes entrevistados pela empresa, 9% dos brasileiros prefere esquiar nas montanhas como forma de lazer. Mas, nem tudo se resume a ski e aventura. As empresas de turismo confirmam que viagens no estilo inverno são ecléticas e garantem diversão para todos os gostos, desde casais apaixonados, a passeios em família e entre amigos.
Para relaxar, os resorts das estações de ski geralmente oferecem apartamentos aconchegantes e bem decorados, equipados com sistema de aquecimento. Além disso, diversos tipos de entretenimento, como salas de jogos, academia, cinema e até piscina aquecida ao ar livre contribuem para que as férias geladas sejam divertidas e relaxantes.
Hemisfério norte
A temporada de ski no hemisfério norte começa em dezembro e vai até meados de abril. Segundo Tomas Perez, presidente da agência de turismo Teresa Perez Tours, a procura para neve nesta época costuma ser maior, já que coincide com as férias do Brasil. “Nesta época, as pessoas procuraram estações de ski nos Estados Unidos, que é relativamente mais próximo do Brasil”
Nos Estados Unidos, o destaque são estações tradicionais como Aspen, Snowmass e Vail, no estado do Colorado, com excelente qualidade de neve, pistas para iniciantes e experts.
“Alguns clientes buscam destinos menos explorados como Lake Tahoe – na fronteira entre Nevada e Califórnia, com pistas à beira do belo lago e que oferece opções de entretenimento e passeios além do ski”, ressaltou.
O destaque do hemisfério norte, segundo o presidente, é Courchevel, nos Alpes franceses. “É uma das queridinhas dos brasileiros, com uma das maiores áreas esquiáveis do mundo com mais 300 pistas. O charme do destino também se deve pelos restaurantes estrelados e hotéis com serviços impecáveis”, avaliou.
América do Sul
Curtir e descansar na neve também pode acontecer nas férias de julho no Brasil, quando começa a temporada de neve na América do Sul. Pela proximidade, a estação de Bariloche, na Argentina é bastante procurada.
Ushuaia, também no país do tango, possui pistas exclusivas e atividades diferentes, pois a região revela paisagens cênicas da Patagônia argentina. Mas, nem sempre julho é o ideal para buscar opções na neve. Cristina Todeschini, gerente comercial da empresa de turismo Point da Neve aconselha procurar o passeio no mês de agosto.
“Em julho, tanto vôo quanto hotelaria são mais caros. Além disso, as estações e resorts ficam lotados. Em agosto, a qualidade da neve é melhor para os que procuram ski, e os preços são melhores”, pontuou.
Desde janeiro deste ano, a Argentina isenta visitantes estrangeiros de pagarem 21% de imposto sobre consumo (IVA) em hospedagens nos hotéis, pousadas e hotels argentinos. Isto, facilitou a vida de quem quer curtir na neve.
Os resorts de alta montanha – aqueles que ficam no topo da montanha – do Chile também são indicados pelos agentes de viagem. De acordo com Todeschini, as estações chilenas Valle Nevado, Portillo e Las Lenhas são as mais procuradas.
Média de preços
Para os interessados em vestir roupas térmicas e tomar chocolate quente na Argentina, é possível garantir uma viagem de sete dias, all inclusive, por R$ 3mil. É necessário que as reservas sejam feitas com antecedência para garantir melhores preços.
Já no Chile, segundo Todeschini, as opções costumam ser mais caras. Estados Unidos e Europa possuem alternativas que saem por bons preços, em baixa temporada.
Veja quais são os períodos de baixas, médias e altas temporadas ao redor do mundo: