Brasil na Rota: Pedra Azul é um roteiro imperdível nas montanhas capixabas
Ainda pouco conhecido pelos turistas fora do Espírito Santo, o cartão-postal é um destino sossegado e em equilíbrio com a natureza
atualizado
Compartilhar notícia
Como um prisma, a atmosfera separa as cores emitidas pela luz solar, criando uma gama de tonalidades do azul celeste ao vermelho pôr-do-sol durante o dia. A ciência explica um dos mais belos fenômenos da natureza, que pode ser observado em uma formação rochosa de 1.822 metros de altitude no Espírito Santo.
A chamada Pedra Azul é uma formação de granito e gnaisse que adquire uma coloração azul esverdeada e amarela conforme a incidência da luz solar, podendo mudar de cor cerca de 36 vezes durante o dia, conforme a exposição ao sol. Reza a lenda que a energia no local é tão poderosa que quem encosta na pedra tem direito a realizar dois pedidos.
Em torno da formação rochosa, nasceu o Parque Estadual da Pedra Azul, uma unidade de conservação ambiental destinada a proteger os ecossistemas únicos da região no Espírito Santo. Nesse estado estreito, “espremido” entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, o turismo sobe a serra e acontece na região das Montanhas Capixabas, um roteiro que inclui oito municípios, sendo um deles o de Pedra Azul.
O cartão-postal é um destino sossegado, ainda pouco conhecido pelos turistas fora do estado, e oferece o equilíbrio perfeito entre contato com a natureza e conforto, com todo o charme do clima agradável de montanha. O parque está localizado no município de Domingos Martins, 55 km acima da sede do município e a 110 km da capital, Vitória.
Na série Brasil na Rota, publicada desde a última semana, o Metrópoles te convida a explorar roteiros fora do itinerário tradicional de viagens e encontrar novos tesouros em território verde e amarelo. Enquanto o turismo de isolamento é a alternativa para reaquecer o mercado tão afetado pela pandemia de Covid-19, expanda seus horizontes e encontre maneiras de fugir da realidade sem abrir mão da segurança.
Melhor época para visitar
Situado na região de montanhas, o parque é bastante concorrido no inverno, quando a temperatura pode chegar abaixo dos 10º durante o dia. A influenciadora Thanandra Torres nasceu em Vitória e relata que o local é “imperdível”. Por conta da proximidade de casa, ela e a família visitam Pedra Azul sempre que chega a estação.
“O clima é certamente um dos diferenciais da região, é muito gostoso, um friozinho diferente. Além de ser um lugar realmente muito charmoso, com vários restaurantes incríveis e sofisticados. Nós saímos da praia em Vitória e pouco tempo depois estamos em um lugar frio com um clima alemão”, descreve.
Ver essa foto no Instagram
Contudo, há atrações ideais para todas as épocas do ano. Se no inverno o charme é curtir o friozinho e um bom vinho, no verão as piscinas naturais do parque são imperdíveis.
Recomendações de hospedagem
Acostumada a visitar a região, especialmente pela proximidade de casa, quando o assunto é hotelaria, Thanandra recomenda a Pousada Rabo do Lagarto, “uma das mais charmosas do Brasil”.
Instalada de frente para a Pedra Azul, a hospedagem segue os princípios ambientais de conservação do Parque, em seus 30 mil metros quadrados de área verde e 17 suítes distribuídas em quatro categorias.
Ver essa foto no Instagram
“É extremamente romântica. Para casais, é uma super dica”, recomenda a influenciadora. Para famílias, especialmente com crianças, há alternativas com complexos maiores e atrações para os pequenos.
O Hotel Fazenda China Park oferece sete tipos de acomodações e uma série de opções de atividades, como parque aquático, tirolesa, teleférico e centro termal.
Com um toque europeu em meio à natureza, a Pousada dos Pinhos abriga diferentes tipos de acomodações, desde quartos sem varanda até conjugados, com uma ampla estrutura de lazer e atividades guiadas por recreadores.
Cabe um lembrete: antes de reservar, fique atento às medidas de segurança propostas pelo isolamento, se for viajar antes do fim da pandemia.
Passeios imperdíveis
Há muito o que fazer na região, conhecida como uma das pérolas do ecoturismo. Curtir o clima da montanha, viver em sintonia com a natureza e apreciar a vista são apenas partes de um roteiro singular que o município oferece.
- Parque Estadual
Rodeada de Mata Atlântica, a região encanta com o seu cenário admirável que engloba cachoeiras, trilhas ecológicas e piscinas naturais. São 1.240 hectares de área de conservação, que abrigam uma variedade de animais e plantas. O parque também conta com um restaurante, estacionamento gratuito, pequenas lojas e ótima organização.
Durante o inverno, os visitantes podem aproveitar a floração das cerejeiras na região. O local, chamado Bosque das Cerejeiras, fica dentro de uma fazenda particular no parque estadual e proporciona uma experiência única entre uma explosão de cores e aromas ao caminhar pelas flores.
- Trilhas e piscinas naturais
Praticamente de qualquer local da região é possível contemplar a Pedra Azul. No entanto, há turistas que não querem apenas admirá-la e embarcam em um passeio mais radical, que inclui uma escalada pela pedra. São diversas opções de trilhas dentro do parque estadual.
Há uma opção de nível fácil e uma de nível médio a difícil. A trilha mais frequentada tem cerca de 1,2 km e leva o visitante a um conjunto de piscinas naturais. O passeio é feito em grupo e deve ser agendado com antecedência. Guardas florestais guiam os turistas.
- Rota do Lagarto
A Rota do Lagarto é o circuito mais charmoso da região da Pedra Azul. Trata-se de uma estrada toda pavimentada localizada entre os municípios de Domingos Martins e Vargem Alta.
Com natureza exuberante, a rota do Lagarto é encantadora do início ao fim. Além do momento em conexão com a natureza, é possível aproveitar restaurantes, cafeterias e lojas de produtos naturais tipicamente capixabas durante o trajeto.
- Fjordland
De origem norueguesa, os cavalos da raça Fjord são mansos, dóceis e tem uma franjinha estilosa. O rancho Fjordland abriga os animais e oferece uma cavalgada ecológica, uma opção para quem quer conhecer a região de outra perspectiva, em trilhas ao redor da Pedra Azul.
- Cascata do Galo
Localizada a cerca de 10 km do centro de Domingos Martins, a cachoeira é uma das mais visitadas e encanta com sua queda d’água de 70 metros de altura. No lugar, a sensação de paz e tranquilidade que só aquele barulhinho de cachoeira proporciona é ampliada pelo cenário singular em meio à exuberância da Mata Atlântica.
- Campo de lavandas
Inaugurado no último mês de setembro, o Lavandário Pedra Azul, de inspiração provençal, é um charme por natureza. Nas instalações do espaço há ainda um bistrô com uma experiência gastronômica singular. São bolos, doces e sorvete feitos à base de lavanda.