Bate e volta: 11 opções de destinos variados até 300km de Brasília
Para passar o dia, dar uma escapadinha no final de semana ou aproveitar férias e feriados prolongados. Veja a melhor opção e faça as malas
atualizado
Compartilhar notícia
As férias de julho estão batendo na porta e nem todo mundo vai poder tirar 30 dias, gastar muito dinheiro ou se afastar por um longo período de Brasília. Cada um com seu motivo, a verdade é que o brasiliense não precisa ir muito longe para aproveitar momentos tranquilos e sair da rotina.
Para a família que deseja curtir momentos de lazer, o casal que planeja ficar a sós em uma programação mais romântica, os amigos aventureiros que gostam de se arriscar e até mesmo para quem quer aproveitar a própria companhia com uma boa gastronomia.Muitas cidades que cercam a capital federal oferecem opções diversas: cachoeiras, águas quentes, esportes radicais, tranquilidade, vinhedos, hotéis fazenda, pousadas, resorts, cavernas e campos. Tem para todos os gostos, idades e disponibilidades.
Pensando que todos merecem aproveitar um tempinho longe, separamos 11 opções de passeios em lugares que ficam até 300km de Brasília. Seja para passar o final de semana, programar o próximo feriado prolongado, tirar aquelas férias atrasadas ou simplesmente fazer um bate e volta. Escolha a melhor opção e divirta-se.
1. Formosa (GO) – Distância de Brasília: 115km
O Parque Municipal do Itiquira está localizado no Município de Formosa, Goiás. Lá fica a maior queda livre acessível do país, com 168 metros de altura. A vista por si só é de tirar o fôlego e para melhorar o lugar é bem tranquilo. Para os aventureiros, no Salto do Itiquira também tem trilhas, que levam para a parte de cima da cachoeira.
É possível fazer bate e volta ou se hospedar no local. O Itiquira Park está a menos de 800 metros da entrada do Salto. Lá é possível reservar chalés, entrar no clube aquático – que tem saunas, atividades aquáticas, piscina aquecida, bosques, rios, pontos de alimentação e também disponibiliza área de camping.
2. Alto Paraíso (GO) – Distância de Brasília: 240km
O município mais famoso da Chapa dos Veadeiros é um destino muito conhecido dos brasilienses. Lá você desfruta dezenas de cachoeiras, trilhas, passeio de balão, esportes radicais – como o rapel e outros. Entre as paradas obrigatórias estão as cachoeiras de Santa Bárbara, que fica em Cavalcante, (a 100km depois de Alto Paraíso), Vale da Lua (30km de Alto Paraíso), Carioquinhas e Almécegas I.
A gastronomia é diversificada, existem muitas opções de hospedagem e várias atrações culturais. Ir e voltar no mesmo dia é possível, mas não é indicado, pois não permite ao visitante aproveitar ao máximo tudo que o local oferece. Fizemos um guia completo do local, com dicas de restaurantes, passeios e pousadas. Você pode conferir clicando aqui.
3. Salto de Corumbá (GO) – Distância de Brasília: 100km
Esportes aquáticos e radicais como rapel, rafting, boia-cross e tirolesa são os atrativos da tranquila e charmosa área localizada na cidade de Corumbá de Goiás. A área foi aberta ao público há quase 30 anos e o ponto forte são as sete cachoeiras. A mais famosa delas é a “Salto Corumbá”, com 50 metros de queda. A melhor parte: em um raio de 1,5km dá para conhecer a pé todas as quedas d’água, tudo por meio de trilhas sinalizadas e de fácil acesso. Outro ponto turístico que faz sucesso entre os visitantes é o “Poço da Gruta”.
Para quem não quiser apenas passar o dia, o complexo conta com área de camping e apartamentos. Todos os preços, assim como dicas e fotos estão disponíveis no site oficial.
4. Cachoeira do Tororó (DF) – Distância de Brasília: 30km
A queda d’água bem perto da cidade fica dentro de uma propriedade particular. Com 18 metros de altura, a Cachoeira do Tororó é localizada na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. É outro lugar muito frequentado por praticantes de rapel. Mas, se o esporte não é a sua, não se preocupe, a queda d’água tem profundidade ideal para um banho com bastante segurança.
Para chegar até a cachoeira é preciso fazer uma trilha cansativa, com algumas pedras e declives de nível leve, de aproximadamente 2km. A vegetação que cerca todo o caminho é o cerrado e, dependendo da época, é possível ver plantas como a flor caliandra. No local não tem venda de bebidas e comidas. O estacionamento é pago, R$ 10 por carro. Como Chegar: a partir da QI 23 do Lago Sul, seguir pela DF-140 em direção a Unaí, Minas Gerais, por mais 5km e entrar à direita em estrada de terra.
5. Pirenópolis – Distância de Brasília: 150km
A palavra “charme” define bem Pirenópolis. Uma cidadezinha colorida, com rica gastronomia e cultura. Difícil não agradar pessoas de todos os públicos. Passeio válido para família, casal, mochileiros, grupos grandes e até para quem gosta de turistar sozinho. O centro histórico é ótimo para bater perna durante o dia, a feira tradicional é uma opção para fim de tarde ou noite, e a Rua do Lazer é perfeita para escolher um bom restaurante, sentar e aproveitar. As cachoeiras do ”Abade” e as ”5 quedas de Bom Sucesso” são as mais conhecidas.
Um dos hotéis mais conhecidos é o Villa do Comendador. Situada a 3km do segundo trevo da entrada da cidade, a pousada alia o rústico e o sofisticado em um ambiente de muita cor, envolto por uma natureza exuberante. O nome da pousada é uma homenagem a um dos mais importantes personagens da cidade, Joaquim Alves de Oliveira – o Comendador. Ela foi construída exatamente nas terras por onde ele passava para chegar até a cidade de Villas-Boas, atual Pirenópolis. O lugar é relaxante e oferece muito conforto.
6. Chapada Imperial – Distância de Brasília: 50km
A reserva ecológica particular é preservada desde 1985 e fica em Brazlândia, bem perto da capital. Dentro do complexo é possível curtir trilhas, cachoeiras, arvorismo, tirolesa e camping. Acumula prêmios e indicações como modelo de desenvolvimento. Um dos pontos altos do local é trilha ecológica natural feita pelo gado às margens do ribeirão “Dois Irmãos”, que guarda mais de 30 cachoeiras que podem ser visitadas pelos turistas. Um excelente destino para quem não vai ter muitos dias de descanso, mas não abre mão de curtir um pouco a família ou os amigos. Programa ideal para os amantes da natureza ou dos esportes.
No site oficial da reserva é possível encontrar todas as informações importantes, como preços, horário de visitação, informações das trilhas e das cachoeiras e muito mais.
7. Caldas Novas (GO) – Distância de Brasília: 305km
Ela já foi eleita a melhor cidade turística de Goiás. Também, suas águas águas termais que compõem o maior manancial hidrotermal do mundo, recebem mais de 4 milhões de turistas por ano. É a quarta cidade turística “não capital” do Brasil, recebe visitantes do mundo todo e possui o maior polo hoteleiro do estado. Esse reconhecimento vem, principalmente, porque a região tem atividades para todos os públicos. Águas que brotam do chão com temperaturas que variam entre 43ºC e 70ºC, trilhas, cachoeiras, ecoturismo e esportes radicais. No lado cultural, a cidade recebe anualmente o Caldas Country, um dos maiores festivais de música sertaneja do país.
Caldas Novas oferece opções de hospedagem diversas. Hotéis, pousadas, 20 clubes aquáticos, campings, resorts. Um dos mais famosos é o Rio Quente, que já foi distrito de Caldas Novas e por isso também tem grande destaque no turismo de águas termais. Atualmente abriga o complexo turístico do Rio Quente Resorts, onde fica o famoso Hot Park.
8. Cocalzinho de Goiás (GO) – Distância de Brasília: 119km
Pouca gente sabe, mas aos arredores da capital existem bons vinhedos. Um deles fica no município de Cocalzinho, às margens do Rio Corumbá, onde são fabricados vinhos premiados com uvas europeias. É na Fazenda Pirineus Vinhos e Vinhedos que a mágica acontece e são produzidos os vinhos Bandeiras, feitos com uva italiana barbera, e Intrépido, premiado com o título de melhor tinto pelo Anuário de Vinhos Brasileiro do Instituto Brasileiro de Vinhos de 2012. O responsável pelo local é o médico e sommelier Marcelo Souza, que aceitou o desafio de produzir vinhos em uma região improvável.
A safra acontece sempre nos meses de agosto e setembro, e é possível agendar visitas em grupos de até 10 pessoas para conhecer os vinhedos e participar de degustação harmonizada com os vinhos. Para maiores informações e agendamentos, é só entrar em contato pelo email pireneusvinhos@gmail.com. Quem quiser aproveitar a visita ao município, pode conhecer a ”Caverna dos Ecos”, que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina.
9. Hotel Vila Velluti SPA & Convenções – Distância de Brasília: 50km
Para quem quer um refúgio longe até de pequenas cidades, onde possa se hospedar, ter acesso a alimentação e atividades típicas de fazenda, essa é uma boa opção. O local é cercado por montanhas em meio a um vale de natureza exuberante. São 154 unidades, entre apartamentos e chalés, todas decoradas. Muita área verde, pesca esportiva, passeios a cavalo e charrete, diversas nascentes e trilhas com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
O complexo turístico dispõe de diversas piscinas para adultos e crianças, todas disponibilizam bares e restaurantes independentes, que oferecem petiscos, bufê aos finais de semana e pratos à la carte. No site do local é possível encontrar todas as informações.
10. Padre Bernardo (GO) – Distância de Brasília: 98km
Ainda no cenário rural, o Hotel Fazenda Rancho dos Canários é uma boa opção para famílias e casais. O local é voltado para contemplação e preservação da natureza. O nome vem de uma característica forte do lugar: a presença de vários Canários da Terra, que fazem os ninhos nos telhados e árvores próximas.
Conta com vários bangalôs e apartamentos que variam de single a sêxtuplos. Entre as opções de lazer: piscina, quadra de vôlei de areia, salão de jogos, trilhas, espaço para camping. Opções como cavalgada, lago para pesca, árvores frutíferas e rio para banho também entram no roteiro.
11. Alexânia (GO) – Distância de Brasília: 92km
O Hotel Fazenda Raizama oferece ao turista várias opções de lazer, como piscina, praia artificial, barco a remo, caiaque, tirolesa, parede de escalada, sinuca, pingue-pongue, totó, pesca esportiva, passeios a cavalo, parque infantil, quadra gramada de esportes, quadra de areia e trilhas.
Pertencendo à mesma família desde 1963, a propriedade mantém todas as características de uma típica fazenda goiana. A sede é cercada por densa mata e nascentes preservadas. O visitante fica acomodado em chalés, com fácil acessibilidade às demais dependências do hotel fazenda. Também aceita animais de pequeno porte.