Avianca inicia expansão internacional com voos para Miami e Santiago
Aeronaves Airbus A330-200 farão os trajetos, que partirão todos os dias do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo (SP) – A Avianca anunciou nesta terça-feira (4/4) dois novos destinos internacionais que passarão a ser operados pela companhia: Miami (Estados Unidos) e Santiago (Chile). Os voos diretos partirão todos os dias do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A companhia passará a realizar o trajeto para a cidade norte-americana em 23 de junho e para a capital chilena, entre julho e agosto, com data ainda a ser confirmada.
Novas aeronaves A330-200, encomendadas diretamente da fábrica da Airbus, em Toulouse, na França, realizarão os trajetos. Os aviões contarão com 206 assentos para a classe econômica e 32 para a executiva. Os clientes da área business terão poltronas reclináveis até 180 graus com divisórias e acesso direto ao corredor, além de sistema de entretenimento on-demand visualizável em telas de 15 polegadas. Já a sessão turística terá telas de nove polegadas, tomada de energia e conexão USB.
As cidades norte-americana e chilena são dois dos destinos mais procurados por turistas brasileiros. Levantamento do Departamento de Comércio dos Estados unidos aponta que 63% dos viajantes que embarcam para o Tio Sam têm como destino principal ou de passagem a Flórida, sendo que Miami é o portão de entrada para 40% deles. Já o Chile recebeu 439 mil brasileiros em 2016, colocando o país na segunda posição entre os que mais visitam o destino.
A aposta da Avianca, mesmo em um momento de crise econômica, tem sentido. Enquanto o número de passageiros domésticos registrou uma queda de 7,8% no último ano, caindo de 96,2 milhões (2015) para 88,7 milhões de pessoas, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, o volume de viajantes internacionais cresceu 2,9%, totalizando 7,5 milhões de passageiros. Ou seja, o interesse do brasileiro por destinos no exterior ainda é forte e não esfria nem mesmo com a atual situação pela qual atravessa o país.
“Estimamos que os novos destinos internacionais aumentarão o nosso faturamento entre 8% e 10% ao ano”, calcula Tarcisio Gargioni, vice-presidente da companhia. Para alcançar esse número, a Avianca aposta numa ocupação média de 80% nesse voos. Com o início da operação internacional, a marca acredita que fechará o ano com uma expansão de quase 17% em relação a 2016, quando transportou 11 milhões de passageiros.
O programa de fidelidade Amigo é outra arma da aérea para atrair os clientes, que poderão utilizar as milhas acumuladas na compra de passagens, independentemente da classe ou do valor tarifário. “Seremos a primeira a oferecer esse tipo de possibilidade”, declara Frederico Pedreira, presidente da companhia. Segundo ele, além de Miami e Santiago, a empresa estuda anunciar um terceiro destino internacional ainda em 2017. “Estamos em fase final de estudos e, em breve, anunciaremos qual será a próxima cidade.”
O voo de São Paulo para Miami (número 8510) partirá de Guarulhos às 23h55, com chegada prevista nos EUA para as 7h25. No sentido inverso (8511), a aeronave sairá às 19h30, aterrissando no Brasil às 5h. As passagens já estão disponíveis para compra no site da empresa.
O jornalista viajou a convite da Avianca Brasil