As melhores cachoeiras da Chapada para cada estilo de turista
Não importa se você não curte muita trilha, quer viajar com crianças ou gosta sempre de novidades. Na região, há opções para todos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das experiências mais interessantes durante as viagens é a de se descobrir enquanto turista. Você pode preferir o conforto de um hotel, ser adepto da dinamicidade e imersão de um mochilão, gostar mais de destinos românticos para curtir a dois, ou optar por um ambiente onde possa levar a família inteira — desde os avós até os filhos pequenos.
Seja qual for sua preferência na hora de preparar o próximo roteiro de viagem, há um destino que representa uma escolha certeira. Ou cenários plurais que abrigam diversos estilos de atrativos para agradar todo tipo de viajante, do luxuoso até o mais econômico. É o caso da Chapada dos Veadeiros.
Em todo o território que abrange o destino, a quantidade de belezas naturais e atrativos é quase incontável. O cenário é um prato cheio para os amantes do ecoturismo e conta com boas doses de adrenalina, entre mergulhos revigorantes e momentos de descanso em meio à natureza.
Para alinhar as suas escolhas de roteiro às expectativas, o Metrópoles conversou com guias da Chapada. São eles quem indicam as melhores opções para cada estilo de viagem.
Confira:
Pouca trilha
É verdade que boa parte da experiência ao ar livre é subir e descer os caminhos desenhados dentro da mata em uma boa trilha. Porém, nem todo mundo é adepto das longas caminhadas.
Para quem quer um passeio mais tranquilo, com pouco exercício e muito mergulho, o guia Douglas Oliveira, conhecido como Doug, fez uma lista de recomendações:
“Diferentões” e aventureiros
Ao contrário dos viajantes que gostam mais de sombra e água fresca, para os diferentões, quanto mais trilha, melhor. Caso você seja do time dos que gostam de ir além do básico, confira uma lista de cachoeiras com caminhos mais longos, que podem demandar até acampamento no trajeto — mas, certamente, valem o esforço.
É importante lembrar que a presença de um guia durante os trajetos na Chapada é sinônimo de segurança. Em muitos destinos, o acompanhamento de um condutor habilitado é obrigatória, como em trilhas de maior dificuldade. Porém, mesmo nas opções em que o atrativo não exige acompanhamento, é interessante contratar um profissional para garantir uma melhor experiência — tanto em termos de proteção, quanto para conhecer, verdadeiramente, tudo o que o passeio tem a oferecer.
Radicais
Para quem tem o sangue aventureiro correndo pelas veias, pode ser que nem só contemplar as trilhas e curtir um mergulho seja suficiente. Aos mais “radicais”, diversas empresas de turismo de aventura oferecem atividades como rafting, tirolesa, rapel, canionismo e canoa havaiana.
É o caso das empresas de ecoturismo Vertaco, Origens, Travessia e Veadeiros Rafting. Se o plano requer mais adrenalina, procure roteiros nas cachoeiras São Bento, Almécegas, Água Fria e Tocantinzinho.
Em família
Quem parte para a Chapada em família, certamente busca trajetos mais leves, e também com estrutura. Se o plano é curtir a viagem com crianças ou idosos, o guia nacional e condutor local na Chapada dos Veadeiros Gilson Vasconcellos listou as cachoeiras favoritas, com trilhas de excelente infraestrutura, acesso fácil e diversas opções para banho.
Trendsetters
Caso você seja um “criador de tendências”, ou apenas um veterano na Chapada que está em busca de novos roteiros para explorar, o destino oferece um punhado de novidades recém-abertas. Na lista, a maioria fica na cidade de São João D’Aliança.
- Complexo de Cachoeiras Veadeiros
- Complexo Vargem Redonda
- Paraíso dos Cactos
Clique aqui para saber mais detalhes sobre as cachoeiras.
Fãs do Instagram
Qualquer cenário na Chapada forma um pano de fundo exuberante para atualizar os cliques no feed. Contudo, algumas cachoeiras em especial tem um charme ou colorido ideal para chamar atenção de qualquer um rolando a linha do tempo.
Clássicos
Por outro lado, há quem não abra mão das opções tradicionais, ou esteja pisando na Chapada pela primeira vez. Aos clássicos, a recomendação é aproveitar a lista de cenários famosos que valem o check-in pelo menos uma vez na vida, e cumprem o roteiro “básico” e certeiro.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.