Artista com agorafobia viaja e fotografa o mundo via Google Maps
O transtorno de ansiedade a impede de sair na rua e estar em lugares públicos
atualizado
Compartilhar notícia
Já pensou ter medo de sair de casa ou de estar em um lugar com muitas pessoas? A ansiedade é tão grande que é melhor ficar bem quietinho num local seguro. Isso acontece com os portadores do distúrbio chamado agorafobia. Mas, apesar de ser diagnosticada com a doença, a artista inglesa Jacqui Kenny sempre teve um desejo grande de explorar o mundo.
Para conhecer outros países e paisagens, ela encontrou um método para viajar do conforto de casa. Passou a explorar o Google Maps. “Percebi que as bilhões de imagens capturadas pelo Google para fins funcionais estavam prontas para serem usadas de modo criativo e, quando enquadradas com cuidado, poderiam ser tão bonitas e emotivas quanto uma fotografia tradicional”, conta.
Assim, Jacqui conheceu até a Mongólia e o Chile sem sair de Londres. A artista pode passar até dias procurando o cenário ideal e o ângulo certo para uma de “suas fotos”. Durante a pesquisa, ela já descobriu cidades remotas, pessoas do outro lado do planeta congeladas no tempo e belezas arquitetônicas pouco conhecidas. “Quanto mais eu viajava, mais encontrava cenas que pareciam ser arrancadas de um estranho e expansivo universo paralelo”, diz.O projeto da artista se chama Agoraphobic Traveler (Viajante Agorafóbica) e já tem mais de 27 mil print screens na coleção. Veja algumas das imagens: