8 destinos próximos a Brasília que podem ser explorados num feriadão
Descubra novas cachoeiras, rios, cavernas e trilhas fora das opções óbvias. São vários os tesouros escondidos espalhados pelo Cerrado
atualizado
Compartilhar notícia
A poucos quilômetros de Brasília, cachoeiras, trilhas, rios e cavernas escondem passeios maravilhosos. São opções que fogem do roteiro conhecido de Pirenópolis (GO) e Alto Paraíso (GO). O Metrópoles selecionou oito locais para você se jogar na aventura. Boa viagem!
Mambaí
Localizado no nordeste de Goiás, a 357km de Brasília, o local ainda é um destino muito pouco conhecido pelos brasilienses. Esse paraíso escondido abriga mais de 200 cavernas, diversas cachoeiras, piscinas naturais, trilhas ecológicas, lagos e cânions.
Um programa muito legal é cruzar o cânion do Córrego das Dores em uma das maiores tirolesas do Brasil – são 102m de altura e 320m de extensão. Situado na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Vermelho, Mambaí abriga geografia privilegiada e rica variedade de fauna e flora.
Formosa
A 84km de Brasília, Formosa possui cachoeiras espetaculares. Entre elas, o Salto do Itiquira, com estrutura de cimento (infelizmente) para receber visitantes. Outro ponto espetacular é o Buraco das Araras, com 100 metros de profundidade. Ainda tem o Lajedo, que forma grandes piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas e a Lagoa Feia.
Corumbá de Goiás
A 130km de Brasília, o Salto Corumbá é uma imponente queda de 50m de altura, considerada uma das grandes atrações turísticas da região. Afinal, reúne beleza selvagem e atmosfera tranquila. O local já foi, inclusive, capa de uma importante revista americana de viagem.
A Cachoeira do Ouro tem grande volume de água e um poço de 10m de profundidade. O centro da cidade guarda charme especial, com destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, fundada em 1730, Nas ruas da cidade, casarões e sobrados em estilo colonial relembram a história do Brasil.
Cocalzinho de Goiás
A quase 130km de Brasília, está Cocalzinho de Goiás. Erguida às margens do rio Corumbá, a cidade é cortada por vários córregos e rios, que criam cachoeiras como a dos Caiapós, do Morrinho dos Pireneus, do Pedro Belo e Sete Grota.
Programa obrigatório na cidade é curtir a tirolesa Voo dos Pirineus, com 567m de comprimento. Na região, também são produzidos vinhos finos e premiados. Também vale conhecer a Caverna dos Ecos, que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina.
Terra Ronca
O “ronco” das águas no interior das cavernas deu nome ao Parque Estadual Terra Ronca, localizado próximo a São Domingos, a 400km de Brasília. A paisagem do Cerrado e da Serra Geral de Goiás, com trilhas, veredas, rios e cachoeiras, tornam o destino, simplesmente, imperdível.
Essa região de mais de 600 milhões de anos abriga quase 300 cavernas, um dos maiores complexos da América Latina. Com 14km de extensão, a Angélica é considerada uma das 10 maiores criptas do Brasil.
Cavalcante
Berço dos povos da Chapada dos Veadeiros, o local ainda guarda a simplicidade e a riqueza da região. Abriga quase 70% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde se concentram grandes quantidades de cachoeiras, por exemplo, Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira da Capivara. Localiza-se no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do Brasil.
Caiapônia
A 540km de Brasília, estão localizadas dezenas de cachoeiras e lugares ideais para prática de esportes radicais. A região oferece atividades como rapel, mountain bike e trilhas. Destaque para as quedas d’água Samambaia e Abóbora, além do Morro do Gigante Adormecido – um belíssimo monumento natural.
Serranópolis
A 584km de Brasília, a cidade abriga sítios arqueológicos importantes do Brasil. O rio Corrente é propício para a prática de rafting, tirolesa e trekking. Os sítios arqueológicos conservam pinturas rupestres datadas de 11 mil anos atrás.
Outros pontos turísticos bastante visitados são a Cachoeira Canguçu e a Gruta do Diogo, local com o mais antigo registro de ocupação humana no Cerrado.
Mais informações:
Site do Governo de Goiás
Agência de turismo de aventura