Trocar ovo por castanha no café pode reduzir risco de infarto; entenda
Pesquisadores britânicos relataram que as nozes, quando consumidas nesse período, podem reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame
atualizado
Compartilhar notícia
Se existe um alimento que domina o café da manhã de grande parte das pessoas é o ovo. Pela versatilidade, praticidade ou pelo sabor, o conselho em consumi-lo nesse momento do dia é para lá de famoso. Entretanto, substituir o ovo por um punhado de nozes pela manhã pode trazer vantagens significativas à saúde.
Pesquisadores britânicos relataram que as nozes, quando consumidas nesse período, podem reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame.
Segundo o estudo, a substituição ideal seria trocar uma unidade de ovo por 25 a 28 gramas de nozes. Essa quantidade é o suficiente para reduzir em 17% os riscos de doenças cardiovasculares.
Alguns especialistas acreditam que o colesterol dos ovos, quando em excesso, faz mal ao coração. Entretanto, outros profissionais alegam não existir evidências suficientes para sustentar essa tese.
Ainda que existam dúvidas sobre os ovos, as vantagens em consumir nozes ultrapassam as informações dadas pelo estudo. Além de reduzir o colesterol, ela ainda ajuda a evitar o surgimento de diabetes tipo 2 e é uma excelente aliada à saúde do cérebro.
E mais: são ricas em vitamina E, que tem ação antioxidante. Dessa forma, ajuda a reduzir o envelhecimento precoce, melhora a saúde da pele e cabelo e previne doenças crônicas.
Para desfrutar dessas vantagens, nada de consumir uma semana e parar. É necessário, sobretudo, um consumo regular.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica