Três sucos saudáveis para quem sofre de fígado gorduroso
A alimentação é uma das principais formas de controle de fígado gorduroso, logo a ingestão de nutrientes deve ser priorizada
atualizado
Compartilhar notícia
Cientificamente conhecido como esteatose hepática, a gordura no fígado gera preocupação principalmente por se tratar de uma doença silenciosa, sem sintomas acentuados. Como outros problemas do fígado, normalmente os sintomas dessa condição vem através de cansaço, fraqueza e dores no abdômen.
As causas mais comuns do fígado gorduroso são, principalmente, alcoolismo, diabetes, uso de determinados medicamentos, aumento do colesterol e triglicerídeos, sedentarismo, dietas inadequadas e outros.
A alimentação é uma das principais formas de controle da doença, logo a ingestão de nutrientes deve ser priorizada.
Pensando nisso, para quem gosta de ingerir sucos, algumas receitas em especial podem colaborar contra esse quadro, são elas:
Suco de cranberry e chia:
Ingredientes:
200mg de cranberry
30g de chia
200ml de água
O cranberry é um potente antioxidante com propriedades anti-inflamatórias, contribuindo para a limpeza do acúmulo de gordura. A chia, por sua vez, ajuda na absorção de impurezas do organismo, além de ser fonte de ômega 3, potencializando os efeitos anti-inflamatórios.
Suco de maçã e dente-de-leão
Ingredientes:
Maçãs maduras
Folhas de dente-de-leão
200ml de água
A maçã contém ácido acético, que ajuda no controle do colesterol e atua protegendo o fígado por conter ácido málico, lático e cítrico, eficaz no processamento de toxinas. O dente-de-leão
também ajuda na proteção do fígado.
Suco de limão com própolis e cúrcuma
Ingredientes:
2 limões
10 gotas de extrato de própolis
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de cúrcuma
Essa receitinha se trata de um poderoso antioxidante. Além do limão ser rico em vitamina C, somado ao própolis, tem sua ação potencializada, contribuindo com a saúde do órgão. A cúrcuma possui curcumina, um princípio ativo que foi associado à redução da gordura do fígado em pacientes com a doença. A curcumina teve sua ação antioxidante e anti-inflamatória comprovada cientificamente, sendo uma excelente aliada à saúde.