Trend no TikTok, dieta carnívora emagrece mesmo? Descubra
A dieta, que consiste em uma alimentação focada em carne, seja crua ou cozinha, e também em ovos e manteiga promete um emagrecimento rápido
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, uma nova tendência tomou conta do TikTok: a chamada dieta carnívora. Nos vídeos, que ultrapassam mais de 1 bilhão de visualizações, é incentivado uma alimentação focada em carne, seja crua ou cozida, e também ovos e manteiga.
Propagada como um “estilo de vida”, a dieta promete nada menos que alguns quilos de gordura a menos. O protagonista de um dos maiores perfis sobre o assunto é um homem conhecido como “Liver King” (Rei do Fígado) e lá ele compartilha o seu dia a dia e de sua família, com uma alimentação consistentemente de carnes cruas e ovos, pasme, com casca.
Porém, é preciso cautela. Em tempos de redes sociais, muitos modelos alimentares são disseminados com a promessa do emagrecimento milagroso e isso pode trazer alguns prejuízos, inclusive para a saúde.
De nada adianta basear o cardápio com altas quantidades de proteínas já que cada indivíduo terá uma necessidade proteica diferente. Além disso, até a proteína, quando em excesso, pode ser estocada como gordura, ou seja, pode ser transformada em estoque de energia pelo organismo.
O consumo exagerado de carne pode aumentar o colesterol, o ácido úrico e também os riscos de câncer colorretal, principalmente para carnes embutidas e processadas.
Já o aumento do consumo de ovos, sem ponderação, pode aumentar a ingestão de gordura saturada, arriscando a saúde e, com cascas, o prejuízo pode ser maior ainda. A manteiga, por sua vez, também pode elevar a gordura saturada.
Por isso, antes de adotar modelos alimentares, procure orientação de um especialista qualificado.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica