Treino de 10 min transforma o corpo em uma “máquina” de perder gordura
O treino HIIT é capaz de substituir longas corridas na esteira; especialista indica a melhor forma de praticá-lo
atualizado
Compartilhar notícia
Os exercícios aeróbicos são os mais utilizados para queimar calorias rapidamente, uma vez que eles utilizam grupos musculares simultâneos para serem exercidos. É muito comum que a maior parte das pessoas prefiram fazer corridas prolongadas de 30 minutos ou mais quando não dispõem de muito tempo no dia a dia para um treino mais elaborado. Entretanto, praticar algo mais intenso pode ser a saída para quem busca praticidade.
De acordo com o personal trainer Cássio Fidlay, um treino mais intenso de 10 minutos pode gerar resultados tão positivos quanto uma corrida que três vezes essa duração. Isso é possível por meio da técnica do treino HIIT – treino intervalado de alta intensidade.
Isso ocorre porque esse tipo de treino é baseado na alta intensidade da prática dos exercícios, realizados em um curto espaço de tempo, com curtos períodos de intervalo.
O ideal, segundo o especialista, é fazer uma proporção de 30 segundos de treino em alta intensidade para 10 segundos de intervalo entre as séries, ou na proporção de 1 minuto, para 30 segundos de intervalo. “De forma que a prática seja realizada em um tempo maior, e o intervalo ocorra em tempo mínimo”, ensina o personal.
Entre os exercícios que podem fazer parte desse treino, estão:
- Agachamento com salto: a sequência de séries desse exercício com curtos intervalos, proporcionais ao tempo de prática, é uma forma de executar este treino;
- Pular corda: com intervalos de 30 segundos, você pode alternar entre pular mais rapidamente e pausar;
- Polichinelos: além de ser capaz de aumentar a resistência a longo prazo, o polichinelo é o exercício ideal para fazer o treino HIIT em qualquer lugar, inclusive em casa;
- Escada: subir e descer escadas rapidamente, intercalando com pausas curtas, também pode fazer dessa prática.
Entretanto, é importante estar atento ao seu próprio condicionamento físico ao realizar esse treino.
Fidlay alerta que a capacidade de realizar treinos intensos varia de pessoa para pessoa. “Sentindo que tem condicionamento, realize em menor tempo, ou mais intensamente”, encerra o expert.