Treinar em casa ou na academia? Harvard aponta o melhor para emagrecer
Pesquisadores da Universidade de Harvard ajudam a responder se treinar em casa é tão eficaz para perda de peso quanto ir à academia
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas pessoas não têm tempo ou não conseguem encaixar a rotina de treinos na academia no dia a dia. Uma das soluções é malhar em casa com equipamentos e aplicativos. Mas, será que o resultado é tão eficaz para a perda de peso quanto ir ao gym? Pesquisadores da Universidade de Harvard trazem respostas para essa questão.
Existem algumas variáveis que devem ser levadas em conta. Treinar em casa é mais econômico, já que é possível se exercitar com o mínimo de equipamento, como halteres, colchonetes ou uma cadeira resistente. Também é possível fazer exercícios de peso corporal, que são eficazes.
As academias, por sua vez, contam com mensalidades que representam um grande incentivo. “As aulas oferecem companheirismo e oportunidades de desafiar seu corpo. As academias podem pagar por equipamentos resistentes que drenariam sua conta bancária e ocupariam espaço em casa”, pontua a publicação da universidade norte-americana.
Um outro material, também publicado pela Universidade de Harvard, listou as calorias queimadas ao fazer atividades físicas por trintas minutos. Segundo os autores, uma pessoa de 56 quilos pode queimar até 180 calorias levantando pesos na academia, enquanto uma de 70 quilos gasta 216.
Por outro lado, praticar step, um exercício aeróbico que pode ser feito tanto em casa como no ginásio, pode gerar um gasto calórico de 210 em pessoas de 56 quilos e 252 em indivíduos que pesam 70 quilos.
Ou seja, a perda de peso pode ser tão eficiente em casa quanto na academia, seja utilizando equipamentos de peso ou não. No entanto, se for praticar exercícios em casa, é importante escolher qual prática será fácil de manter a longo prazo. Alguns exemplos são HIIT, calistenia, dança e ginástica.