Tragédia no Ceará: veja 6 dicas para evitar acidentes na academia
Ao Metrópoles, o personal trainer Vitor Vicente listou 6 dicas para evitar acidentes ao usar aparelhos de academias. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
Praticar exercícios na academia é algo muito benéfico para a saúde. O hábito, no entanto, exige cuidado, afinal, um descuido pode provocar acidentes trágicos, como aconteceu com Regilânio da Silva Inácio, na última sexta-feira (4/8), em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Imagens de uma câmera de segurança flagraram o homem de 42 anos sendo atingido por um aparelho de musculação com mais de 150 kg em uma academia da região. Regi, como é apelidado, estava sentado no equipamento quando o peso caiu sobre suas costas.
De acordo com o personal trainer Vitor Vicente (@vitorvicentepersonal),existem diversos erros cometidos na academia que podem ocasionar em falhas. Exagerar na carga, não aquecer antes do exercício e negligenciar as travas de seguranças dos aparelhos são alguns exemplos.
“Muitas pessoas não pedem ajuda na hora de realizar um exercício mais complexo e também não colocam a trava de segurança nos equipamentos. Além disso, tem gente que fica mexendo no celular, vendo TV e deixando o local desorganizado, o que aumenta o risco de acidentes”, explica o profissional.
Ao Metrópoles, o personal trainer listou 6 dicas para evitar acidentes ao usar aparelhos de academias. Confira:
Aquecimento
A orientação de Vitor é iniciar os exercícios no aparelho sem carga ou com uma carga mais baixa. Assim, a pessoa consegue preparar o corpo e ainda conhecer o equipamento que vai utilizar.
Atenção aos exercícios
“Evite desatenções na hora de fazer os exercícios. Às vezes, ficamos no celular, conversando ou até mesmo pensando na vida e deixamos de lado um pouco a segurança”, alerta o profissional.
Carga do equipamento
Durante o treino, é essencial não exagerar nas cargas. O peso não necessariamente significa intensidade. O importante é conseguir dominar o movimento para ter eficiência e diminuir os riscos de lesões.
Orientação de um profissional
Segundo o personal trainer, os alunos devem procurar sempre a orientação de um profissional capacitado para auxiliar nos treinos. O ideal é seguir as instruções até dominar os exercícios.
“Invencionismo”
A última dica é usar o aparelho de maneira correta. Muitas pessoas gostam de inventar exercícios diferentes ou querem copiar as acrobacias que veem na internet. Embora pareça inofensivo, a prática pode levar a lesões e rigidez muscular.
Travas de segurança
“A maioria dos equipamentos tem travas de segurança. Verifique se ela está funcionando e toda vez que você iniciar e finalizar o exercício certifique que posicionou direito essa trava”, elucida Vitor. Algumas vezes, a trava não encaixa direito e isso pode causar acidentes.