Tomar banho após o treino pode atrapalhar o ganho de massa? Entenda
Nutricionista explica se tomar um banho gelado depois do treino pode, de fato, atrapalhar nos resultados de ganho de massa magra
atualizado
Compartilhar notícia
Logo após um treino intenso, uma das primeiras coisas a se fazer é, sem dúvidas, tomar um banho. Contudo, um estudo apontou que esse hábito pode interferir no ganho da massa magra, ou seja, atrapalhar o resultado do treino. O artigo em questão foi publicado em 2019 pelo Journal of Applied Physiology, e afirma que a água gelada interfere no crescimento e recuperação dos músculos.
De acordo com o estudo, o banho gelado pode desencadear reações metabólicas que acabam priorizando a retenção de calor quando expostas às baixas temperaturas, em vez de estimular a recuperação muscular e a hipertrofia.
Para chegar a essa conclusão, foi analisada a força muscular e composição corporal de 16 homens jovens, saudáveis e praticantes de musculação. Após sete semanas, observou-se que o grupo que tomou banho gelado por 15 minutos após os exercícios teve menor aumento de fibra muscular.
Para a nutricionista Leticia Gasparetto, mesmo com esses resultados é necessário que hajam mais estudos para afirmar que o banho gelado atrapalha o ganho de massa muscular, uma vez que o teste foi feito apenas com homens de uma faixa etária e hábitos muitos específicos.
“O processo principal para o desenvolvimento muscular está relacionado ao estímulo do treinamento e à nutrição adequada. Na verdade, o banho pode até auxiliar na recuperação, promovendo relaxamento muscular”, diz.
Logo, não há porque ter preocupação: ainda que se comprove esse efeito, indivíduos que mantêm uma rotina de exercícios físicos e uma boa alimentação não teriam perdas significativas de massa magra apenas por conta de um banho gelado.
“A chave para preservar e ganhar massa muscular está na combinação de treinamento adequado e uma dieta equilibrada. O banho não é determinante no ganho muscular”, reafirma.