Tempero comum no sushi turbina a memória e é anti-inflamatório; veja
Comum no sushi, o wasabi apresenta uma série de benefícios à saúde; descubra alguns deles
atualizado
Compartilhar notícia
A comida japonesa já conquistou o paladar do brasileiro. Ao degustá-la, existe um tempero tradicional que divide opiniões: o wasabi. Ele se popularizou pelo sabor picante e bem forte, mas pouco se fala sobre as inúmeras e comprovadas vantagens à saúde.
Segundo estudo divulgado na revista Nutrients, o consumo do tempero pode, até mesmo, melhorar a memória de idosos.
Para quem não conhece, o wasabi tem uma coloração esverdeada e deriva da raiz da planta Wasabia japonica, um “primo” do gengibre fresco. Faz parte da família Cruciferae, a que pertencem também o brócolis e a couve-flor.
Dos notáveis benefícios, o efeito anti-inflamatório também está presente, ajudando na prevenção contra o surgimento de células cancerígenas e até na saúde cardiovascular.
Esses efeitos são atribuídos principalmente ao alto teor de antioxidantes, além da quantidade de fibras e ômega-3.
Para constatar essas vantagens, o estudo analisou o efeito de uma substância conhecida como 6-MSITC, principal composto bioativo do tempero, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Ao todo, 70 idosos foram acompanhados pelo período de 12 semanas. A memória se destacou no que diz respeito aos benefícios, principalmente a de trabalho e a episódica.
Porém, devido a característica picante, quem sofre de problemas gastrointestinais deve consumir com cautela, podendo gerar alterações intestinais. Gestantes, lactantes e crianças também devem ser avaliadas antes de consumir.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica