Tchau, insônia: 7 alimentos ricos em melatonina para dormir melhor
Existem alguns alimentos que podem ajudar quem enfrenta problemas para dormir; confira uma lista com alguns deles
atualizado
Compartilhar notícia
A insônia é um problema que afeta uma parcela significativa da sociedade atualmente. Os perigos em não dormir podem ser maiores do que imaginamos, causando uma série de problemas que vão além de um baita cansaço no dia seguinte.
Para se ter ideia, não descansar adequadamente atrapalha o metabolismo e aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e neurocognitivas, entre outras questões.
Conhecida como o hormônio do sono, a melatonina é uma substância fabricada naturalmente à noite pela glândula pineal, localizada no cérebro. Pela manhã, ela se encontra inativa e, ao escurecer, a pineal é ativada, e passa a produzir a melatonina ativamente.
Entretanto, uma informação que pode ser novidade para muita gente é que a melatonina não está presente apenas em suplementos, mas também em alimentos, como:
- Ovos
- Peixes
- Carne
- Leite
- Cereais (como milho e arroz negro)
- Nozes
- Cereja
Esses são alguns exemplos apontados em estudos recentes devido às boas concentrações da substância. Além deles, pimenta, tomate, cogumelos, trigo, aveia e cevada também merecem menção honrosa.
Tenha em mente, porém, que não basta procurar por ingredientes ricos na substância amiga do travesseiro.
Para um sono reparador, a dieta como um todo deve ser revista, com maior investimento em itens saudáveis na busca por uma melhora do sono. É importante, ainda, reduzir itens ultraprocessados, abastecidos de açúcar, sal e aditivos químicos em geral.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica