Suplementação desta vitamina pode agravar surgimento de acnes, entenda
A suplementação desta vitamina deve ser feita de maneira orientada, pois altas doses do composto podem agravar o surgimento de acnes
atualizado
Compartilhar notícia
Muito se fala sobre a importância de manter a ingestão de vitaminas e minerais em dia. No entanto, ainda que se tratem de componentes vitais e de extrema necessidade do organismo, em altas doses esses compostos também podem culminar em efeitos indesejáveis.
Entre esses efeitos está um dos problemas de pele que mais incomoda o brasileiro certamente: a acne. 56,4% da população é afetada por esse quadro, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
E existe uma vitamina, em específico, que pode agravar a acne. Um exemplo se trata da vitamina B12. Presente em alimentos como carnes, ovos, leites e derivados, a suplementação dela ou até mesmo a alta ingestão desses alimentos podem culminar no surgimento de espinhas na pele, principalmente para aqueles que têm tendência a ter mais glândulas sebáceas.
Especialistas alegam e estudos apontam que isso ocorre pois, quando há um aumento da substância no organismo, as bactérias da microbiota da pele sofrem alteração, agravando o problema.
Mas é importante frisar que os casos devem ser avaliados de forma individual, sem generalizações. As causas envolvidas no surgimento da acne podem ser diversas, por isso, é importante uma avaliação profissional.
Não devemos evitar a vitamina B12, pois, assim como o excesso pode ser prejudicial, a deficiência também acarreta em problemas graves. Vale lembrar que algumas pessoas ainda podem ser mais vulneráveis ao caso em relação a outras.
Dessa forma, o ideal mesmo é buscar orientação e monitoramento médico, assim, além de avaliar a real causa do problema, irá dosar a vitamina para que ela seja ajustada ou não.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica