Superalimento popular e acessível combate os sintomas da menopausa
A alimentação pode aumentar significativamente a qualidade de vida das mulheres na menopausa
atualizado
Compartilhar notícia
O fenômeno da menopausa é marcado, principalmente, pela queda do estrogênio no organismo feminino. Com isso, é possível que inúmeras alterações ocorram, impactando principalmente em ondas de calor, irritabilidade, além de alterações do sono.
Nessa fase da vida, o ideal é dar prioridade a alguns alimentos em detrimento de outros. Partindo dessa premissa, é sabido que a alimentação pode aumentar significativamente a qualidade de vida da população feminina, principalmente, quando surgem os primeiros sintomas da menopausa.
Especificamente, uma fruta comum que os especialistas costumam recomendar é a banana. Isso não apenas por ela ter uma qualidade nutricional indiscutível, como também pelos benefícios que ela promove na menopausa.
E um dos motivos que pode levar a incluir a banana no carrinho de compras não se limita apenas a sua composição nutricional. Para muitos, o seu valor agregado reside na comodidade de levá-la ao escritório para comer no lanche da manhã ou como sobremesa.
Do ponto de vista nutricional, ela tem muito a dizer. De acordo com a Academia Espanhola de Nutrição e Dietética, uma banana fornece cerca de 90 calorias, algo que já desbanca a ideia de que se trata de um alimento muito calórico. É claro que o seu consumo requer moderação, já que ela oferece também uma quantidade razoável de carboidratos. Com isso, o ideal é limitar o consumo a umas duas bananas por dia.
Para se ter uma ideia, em uma unidade de banana temos 21 gramas de carboidratos e 2,3 gramas de fibras, e nos micronutrientes, ela se destaca principalmente pelo teor de potássio, magnésio e fósforo, que chega a 422 mg por 100 g; 31,9 mg por 100 g; e 26 mg por 100 g, respectivamente. Além disso, a contribuição de vitaminas C e B6 também não deixa a desejar, proporcionando numerosos benefícios à saúde.
Para entender o valor desses micronutrientes, tanto o potássio quanto o magnésio são dois aliados para a saúde das mulheres acima de 50 anos e uma das principais fontes desses minerais é encontrada na banana, principalmente o potássio, e em menor quantidade, o magnésio.
Um dos principais efeitos do potássio é prevenir a retenção de líquidos, potencializado pelo baixo teor de sódio da banana. Essa capacidade de desinchar é valiosa para a saúde, principalmente, no caso das mulheres na menopausa, que sofrem com esse inchaço.
Por sua vez, o magnésio participa da formação dos ossos e no bom estado dos dentes. A deficiência do micronutriente favorece o surgimento de doenças, incluindo a osteoporose. O magnésio não apenas cuida da saúde óssea e muscular, como também é uma das substâncias essenciais para reduzir o estresse e tratar a insônia, sendo capaz de regular o cortisol — conhecido como hormônio do estresse. Com uma boa ingestão de magnésio, é possível prevenir o surgimento de doenças como hipertensão, depressão ou estados de humor como a irritabilidade.
E, para garantir esses componentes em um combo só, não deixe a banana de lado ao visitar o mercado.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica