Substância presente em hortaliça popular ajuda a emagrecer; veja qual
Há quem ame, há quem odeie. Mas, se o seu desejo é emagrecer, talvez seja a hora de colocar essa hortaliça na dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Existe uma hortaliça que divide opiniões e, de fato, não trabalha com meio-termo: a cebola. Há quem ame, há quem odeie. Mas, se o seu desejo é emagrecer, talvez seja a hora de colocá-la na dieta.
Um estudo publicado no periódico Food Science & Nutrition revelou que substâncias presentes na cebola têm efeito antiobesidade.
Para chegar à conclusão, pesquisadores coreanos analisaram dezenas de estudos e ensaios clínicos, associando, principalmente, a casca da cebola ao processo de perda de peso e redução da circunferência abdominal. E a cotada para esse efeito mirabolante é a quercetina.
A substância é famosa pelo efeito antioxidante, além das evidências já comprovadas na redução da inflamação e dos níveis de triglicérides.
Se o seu problema no consumo se resume às lágrimas, não há mais com o que se preocupar: basta mergulhar a cebola em água com gelo por 20 minutos antes de descascá-la. Dessa forma, a ardência fica quase imperceptível.
É claro que, quando o assunto é obesidade, a abordagem é mais ampla. Não basta reduzir a apenas um único alimento, já que envolve abordagens como reeducação alimentar, atividade física, rede de apoio com psicólogo e, em casos mais graves, até remédios.
No entanto, não custa nada acrescentar e se beneficiar das diversas vantagens da cebola. Para isso, acrescente em saladas, sopas, caldos e demais preparações.
Além dessa vantagem, ela também colabora para a redução do açúcar sanguíneo, é rica em fibras e conta com efeito antimicrobiano. Branca, amarela ou roxa, motivos não te faltam para ingerí-la.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica