Quem assina mailing em Brasília? Entenda como funciona esse mercado
Segmentadas, as listas de convidados chegam a ser vendidas por até R$ 15 mil e reúnem até 25 mil pessoas
atualizado
Compartilhar notícia
A receita de bolo para um evento ser completo e bem sucedido reúne inúmeros elementos, desde música, bebidas, ambiente, conforto e, nos tempos atuais, segurança. No entanto, é o componente humano o fator definitivo para a festa se destacar entre os diversos acontecimentos sociais que são realizados em Brasília.
Por trás dessa demanda – por gente – há especialistas em reunir públicos segmentados. Eles atuam como relações públicas e assinam as listas de convidados, os famosos mailings. Vendidos por até R$ 15 mil, essas listas de nomes são exclusivas e cheias de particularidades como faixa etária, perfil, nível social, endereço, possíveis inimizades e claro, interesse.Tudo começa com o cliente e qual público ele deseja atingir. Com essa questão definida, os experts se mobilizam para formatar a lista de convidados. A sequência segue com o serviço de RSVP, desde entrega do convite até confirmação de presença. E voilá, o mailing foi acionado.
A situação que todos evitam? Desconvidar alguém. Ex-casais que se encontram com novos parceiros também causam furor, mas todos buscam contornar tal situação com o máximo de diplomacia. E quando um convidado exagera no consumo de álcool? São eles os responsáveis por blindar a pessoa e, com o máximo de discrição, direcioná-la para a saída. O jogo de cintura, como se vê, faz parte do trabalho.
Confira quem são os responsáveis por toda essa logística que envolve o mailing em Brasília:
Principal referência do mercado de noivas em Brasília, César Serra, foi um dos idealizadores do extinto FestNoivas e é o organizador do evento Luxo de Festa. Cerimonialista dos mais badalados, ele afirma conhecer todo mundo do segmento.
Como montou o mailing? “Tenho mais de duas décadas atuando junto ao mercado de eventos de casamentos, noivas e festas de 15 anos, logo tenho contato com toda essa base de serviços, além de ter casado muita gente. Graças ao Luxo de Festa também tenho trabalhado com várias marcas novas que têm interesse em entrar no mercado. Minha lista têm nomes de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e DF”.
Clientes: Camargo Alfaiataria, Casa Cor, Maria Virgínia, restaurante Coco Bambu, Recanto das Águas, CasaPark e ParkShopping.
Categoria: Público A – noivas e sociedade, maquiadores, estilistas, decoradores, fotógrafos, cabeleireiros e empresários.
Volume do mailing: Dez mil nomes.
O que faz uma boa festa? “Um mailing com perfis diversificados, desde artistas e formadores de opinião até potenciais clientes da marca e gente ávida por novidade. E eu não tolero penetras”.
A entrada de Pedro Moncaio no mercado de mailings assinados seguiu a cartilha tradicional. Ex-comissário de festas e ex-promoter de baladas conhecidas na capital (Hype, Bulla Club e Q5), ele viu seu círculo de amizades crescer há cerca de cinco anos. Mineiro de Uberlândia, ele vive em Brasília há quinze anos e confessa ser um ávido usuário das redes sociais. “O primeiro approach geralmente é feito através da rede social”.
Como montou o mailing? “Conheci muitas pessoas no período que atuei no universo da noite. Mas minha lista de nomes é variada, desde empresários locais e jovens empreendedores até servidores do escalão do governo e produtores de festas”.
Clientes: Os restaurantes Parrilla Madrid, Cru Balcão Criativo, Pizzaria Baco, Oliver, Ciroc, Casa Valduga, Johnnie Walker.
Categoria: Púbico A.
Volume do mailing: Dois mil nomes.
O que faz uma boa festa? “Gente bonita, música boa e bebida de qualidade”
Assessor de imprensa, Thiago Miranda se lançou como RP há poucos meses, mas já ostenta uma lista de convidados recheada de nomes conhecidos graças as redes sociais. Os blogueiros Hugo Gloss e Nana Rude, além de personalidades como Gominho e o ator Rainer Cadete estão entre os nomes de seu mailing. Bem relacionado, Thiago confirma que tem dado preferência para ações bem segmentadas e com até 60 pessoas. “Dentre os trabalhos que tenho feito estão rodadas de negócios, focadas em networking, além de eventos voltados para as áreas de entretenimento e gastronomia”, explica.
Há quanto tempo atua nesse mercado? “Em abril desse ano lancei o serviço de mailing assinado. O trabalho é oferecido pelo Grupo Objetiva”.
Categoria: Público A – médicos, deputados e senadores e jovens empreendedores.
Volume do mailing: Mil nomes.
O que faz uma boa festa? “Convidados interessados em interagir com os outros, boa música e boa bebida”.
Mãe do piloto Felipe Nasr, Eliane Nasr circula por várias esferas sociais da cidade. Ao lado de sua concunhada, Karla, ela comanda a produtora Nasr & Nasr, mas seu nome ganhou visibilidade após atuar como RP exclusiva do shopping Iguatemi Brasília, onde trabalhou entre 2011 e 2014. “O Guilherme Siqueira me indicou para o posto e ao longo de anos fui responsável pela aproximação entre os clientes e as marcas internacionais”, explica. Após o encerramento do contrato de exclusividade, ela já prestou serviço para outro shopping da capital, além de realizar eventos pontuais com marcas internacionais.
Como montou o mailing? “Como brasiliense que carrega 52 anos de capital, tenho um amplo círculo de amizades. Das amigas da academia até os colegas de escola, desde nomes conhecidos da sociedade, até perfis menos visados, mas todos diferenciados, temos a possibilidade de formatar uma lista com formadores de opinião de vários segmentos”.
Há quanto tempo atua nesse mercado? “A Nasr & Nasr Produções está no mercado desde 2009. O projeto com o shopping Iguatemi Brasília começou em 2011 e seguiu até 2014 com contrato de exclusividade”.
Clientes: Banco do Brasil, Missoni, Emporio Armani, Iguatemi Brasília, ParkShopping, Le Lis Blanc, Tiffany & Co., Swarovski.
Categoria: Público A – sociedade, legislativo, judiciário.
Volume do mailing: Três mil nomes.
O que faz uma boa festa? “Um mix de pessoas interessantes e uma proposta natural, sem “forçação de barra”.
Totalmente especializado no universo da arquitetura e decoração, Mauro Carvalho viu sua lista de contatos triplicar assim que começou a realizar eventos em sua loja de designer de interiores. O endereço funcionava no Brasília Design Center e era pitstop dos principais nomes do segmento. A boutique acabou fechando as portas, mas Mauro continua atualizando seu mailing de contatos e marcando presença em eventos voltados para o setor, como a CasaCor.
Há quanto tempo atua nesse mercado? “Cerca de quinze anos”.
Clientes: CasaPark, Líder Interiores, German Interiores, Dell Anno, Sebba, Uniflex, Movin Concept, Dom Gabriel, KitHouse Gallery, Portobello Shop.
Categoria: Arquitetos e designers de interiores.
Volume do mailing: Mil nomes.
O que faz uma boa festa? “Saber convidar é algo bem pessoal, mas sempre tenho muita atenção com ex-sócios e personagens que não se dão bem. Também acho importante investir em música boa, um buffet de qualidade e um elemento surpresa. Gosto muito de apostar em uma performance teatral ou circense. O cênico me atrai muito”.
Totalmente focado no público premium, o mailing do grupo GPS Brasília tem por trás um nome reconhecido na capital: Guilherme Siqueira. Sócio do grupo e um dos RPs mais badalados do País, Siqueira atualmente vive em Milão, mas parte de sua lista de contatos segue servindo como bússola para o serviço.
De acordo com Paula Santana, uma das diretoras do grupo, Brasília tem uma excentricidade natural. É socialmente setorizada. “Em geral, os meios não se relacionam com intimidade e desenvoltura. Sociedade não se relaciona com o corpo diplomático, que não se relaciona com o artístico, que não se relaciona com o político. Claro que existem algumas pessoas que transitam em todos os locais, mas o que vejo é essa realidade”, aponta.
Perguntada sobre o mercado de mailing e eventos, Paula avalia que o brasiliense tem preferido optar por experiências menores. “Claro que grandes eventos são maravilhosos, geram receita e empregos temporários, causam frisson, mobilizam a mídia. Mas em Brasília, neste momento, o menor tem sido melhor. As pessoas não querem se expor. Dia desses, promovemos para um joalheiro um evento para 20 pessoas. Foi uma aula de ioga, seguida de um almoço orgânico assinado por uma chef bacana, numa casa maravilhosa em frente ao Lago Paranoá. Ao final do dia ele tinha vendido superbem, as convidadas tinham adorado a experiência, o professor de yoga montou uma nova turma e a chef ganhou novos clientes”.
Como montou o mailing? “Nosso mailing vem sendo montado ao longo dos anos, fruto da nossa história com a cidade. Nós nos preocupamos em diversificar os núcleos e qualificá-los, além de descobrir pessoas novas e interessantes”.
Clientes: Shopping Iguatemi, Prada, Burberry, Nespresso, St. Remy, Teresa Perez, Academia BodyTech, Kryolan, Capezio, Havaianas.
Categoria: Púbico Premium. Sociedade, políticos, empresários, artistas, arquitetos, médicos.
Volume do mailing: “Três mil nomes. Sabemos exatamente quem são eles, a que segmento pertencem e o seu potencial”.
O que faz uma boa festa? “É aquela que você entrega pro cliente o que se compromete a fazer. Afinal, não é um investimento barato, partindo do princípio que o mailing GPS Brasília envolve pessoas exigentes e conhecedoras do mercado premium. Ou seja, elas não saem de casa para ir a qualquer lugar. Uma bebida boa servida na temperatura certa, catering saboroso, ótima música, atmosfera clean e sem excesso completam o mix ideal”.
Conhecido RP da cidade, Tiago Correia ingressou nesse mercado através de sua experiência com festas. “É comum em Brasília as pessoas contratarem uma lista para “temperar” festas de aniversário, eventos em embaixadas e até cerimonias corporativas”, explica o promoter. Seu volume de eventos é atualmente o mais intenso da capital. Ele chega a atender três clientes diferentes, com públicos de segmentos diversos, em uma única semana. Em um ano, Tiago confirma realizar até cem ações com mailing assinado.
Como montou o mailing? “Quando comecei as redes sociais ainda não estavam disponíveis, mas hoje atualizo minha lista diariamente utilizando essas mídias como ferramentas. Gosto muito de trabalhar com clientes da área médica, do segmento de arquitetura e decoração, lançamentos de lojas e marcas de moda, além de joalherias. Tomo cuidado com a seleção de personagens e acredito muito no sigilo do meu mailing”.
Há quanto tempo atua nesse mercado? “Há 12 anos”.
Clientes: Tiffany & Co., H. Stern, Vivo Open Air, Cirque du Soleil, Circo Tihany, Honda, Jaguar, Maserati, ParkShopping, Schutz, Tufi Duek, Hugo Boss, Mara Mac, Loungerie, Colcci, IESB, CasaCor.
Categoria: Publico A – sociedade, políticos, empresários, jovens empreendedores, colecionadores de obras de arte, servidores públicos do alto escalão.
Volume do mailing: “Cerca 25 mil nomes”.
O que faz uma boa festa? “Os convidados dão um toque especial. É importante equilibrar os perfis mais tradicionais com os mais modernos, além de jornalistas e solteiros. A possibilidade de apresentar futuros casais também me agrada muito”.
Bem relacionada, Bruna Slaviero criou a 4BizNess em parceria com a amiga Nathália Abi-Ackel. A iniciativa era focada em moda, desde produções de eventos até consultoria fashion. Após perceberem uma demanda constante, a dupla passou a oferecer o serviço de mailing assinado em eventos segmentados da capital. “Minha madrasta foi proprietária de uma multimarcas chamada Amelie que funcionava no Lago Sul. Trabalhei alguns anos lá e quando ela fechou as portas tive acesso ao mailing”, conta Bruna. Atualmente é ela quem segue a frente do serviço após a mudança de Nathália para Minas Gerais. Grávida do segundo filho, a jovem assume que diminuiu o ritmo para privilegiar a família e focar na gestação.
Há quanto tempo atua nesse mercado? Desde 2010
Clientes: Schutz, Magrella, Bo.bô, Cristina Pessoa
Categoria: Público A – “O mailing é 90% feminino. A faixa etária vai desde 18 até 60 anos, com uma média de 30 até 40 anos”.
Volume do mailing: Mil nomes.
O que faz uma boa festa? “Acredito que para um evento funcionar e dar retorno para o cliente é importante focar no público certo. Em pessoas quem têm interesse em estar ali”.
A jornalista e empresária Cláudia Salomão é uma locomotiva social contemporânea. Bem relacionada e vibrante, Cláudia atua como RP para marcas voltadas para o universo da moda e ocasionalmente opera listas para outros segmentos mais exclusivos, “como um SPA e uma imobiliária francesa”, conta. “Comecei a trabalhar com essa proposta a partir do mailing da loja que tive há alguns anos, a Antonio Bernardo. Reuni também contatos de festas e hoje tenho quatro tipos diferenciados de mailing dependendo do publico alvo, sexo e idade”, revela. Para esse ano de Olimpíadas, a RP confirma já ter vários eventos programados no segundo semestre.
Há quanto tempo atua nesse mercado? “Há cerca de um ano e meio”.
Clientes: Ortiga, DKJ, Abinave Joias, Emar Batalha, Thelure, Joana Salazar Joias, a clínica Expressão do Olhar e os shoppings Gilberto Salomão e CasaPark.
Categoria: Público A
Volume do mailing: “Cerca de 2500 nomes”.
Prata da casa, Isadora Campos é workaholic assumida. Advogada, RP e colunista social do Metrópoles, Isa costuma trabalhar com marcas que admira e são de sua preferência pessoal. Um de seus diferenciais é que seu serviço de mailing tem cunho social. “Quando aceito assinar uma lista de convidados, já penso em destinar parte do valor para alguma instituição. Gosto de trabalhar com casas diversas como a Creche Dona Diva, no Varjão; Abrigo Lar de São José, na Ceilândia; e Instituto Vicky Tavares Vida Positiva”, conta.
Como montou o mailing? “Fui diretora da Associação Mulheres Empreendedoras – AME e da ong Gente Nova. Também reuni muitos contatos do período que estudei no UniCEUB.e de festas e campanhas beneficentes diversas”.
Há quanto tempo atua nesse mercado? Há seis anos.
Clientes: Emporio Armani, Burberry, Miranda Castro, Dolce & Gabbana, Tiffany & Co, Amsterdam Sauer, ParkShopping, Iguatemi Brasília.
Categoria: Público A – advogados, políticos, sociedade, jovens empreendedores, blogueiros, artistas plásticos, cerimonialistas
Volume do mailing: 18 mil nomes.
O que faz uma boa festa? “Um bom mix de público. As socialites tradicionais dão credibilidade para o evento enquanto os rostos da nova geração dão um toque cool ao evento”.
Jornalista e colunista social do Jornal de Brasília, Marcelo Chaves costuma oferecer listas de convidados com bom equilíbrio entre gerações. Em breve avaliação sobre o mercado de eventos e mailings, ele aponta o crescimento da capital como fator importante para o aquecimento do segmento. “Mesmo com as dificuldades econômicas do Brasil, o mercado está aquecido. Tenho outros colegas queridos no mesmo ramo e sem dúvida há espaço para todos”.
Há quanto tempo atua nesse mercado? “Quase dois anos”.
Clientes: Montblanc, Teresa Perez Tours, ParkShopping, Brasília Shopping, Shopping Iguatemi, Conjunto Nacional, Sephora, Rubaiyat, Bobstore, Veuve Clicquot e Casa X.
Categoria: Público A – sociedade, empresários, políticos, médicos, artistas e juristas. “Com nomes de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo”.
Volume do mailing: 5 mil nomes.
O que faz uma boa festa? “O mix de convidados, selecionados é claro, e uma organização perfeita. Sempre com o que há de melhor”.