Prêmio Engenho de Comunicação prestigia jornalistas da cidade
Em sua 12ª edição, o evento homenageou jornalistas da cidade em oito categorias
atualizado
Compartilhar notícia
A Embaixada de Portugal foi palco para o 12º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia.
A premiação ocorreu nesta sexta-feira (11/12), durante um almoço. Ao todo, oito categorias foram julgadas. Os candidatos foram eleitos por júri com sete integrantes.
Participaram do corpo técnico o presidente do Júri da Premiação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, o professor do UniCeub, Bruno Nalon, a coordenadora dos cursos de Publicidade e Jornalismo da Católica de Brasília, Angélica Córdova, o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o secretário de Turismo do DF, Jaime Recena e o conselheiro da Embaixada de Portugal, João Pignatelli.
A jornalista Kátia Cubel, idealizadora e organizadora do evento, falou sobre a importância do Prêmio Engenho de Comunicação para a cidade. Cubel fez uma reflexão sobre o momento vivido no Brasil e destacou a importância da cobertura jornalística para apontar a realidade política e econômica do país.
“Todos falam muito sobre a crise que se instalou em nosso país. Para mim, chega. Precisamos olhar para frente, para 2016, e pensar em como reverter esse quadro” defendeu a jornalista.
Antes da série de premiações, o maestro João Carlos Cunha fez uma breve palestra sobre a sua motivadora história de vida. “Depois da décima nona operação, o médico me disse que eu nunca mais tocaria um piano. Mas, eu sempre quis democratizar a música clássica e, por isso, não aceitei aquele diagnóstico”, afirmou. Em seguida, o maestro se apresentou com o Quinteto Brasília.
Por unanimidade, o jornalista Gerson Camarotti, da Globo News, recebeu o prêmio de Melhor Jornalista do Ano. “É um momento difícil para o Brasil, precisamos superá-lo. O que está por vir é muito melhor do que tudo isso.” incentivou Camarotti.
Ao receber o prêmio de melhor Colunista, Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense, fez um emocionado discurso. Relembrou o começo de sua carreira e falou sobre o atual momento do jornalismo no Brasil. “O jornal impresso vai acabar, mas o jornalismo não. Os jornalistas ainda têm um importante papel social, precisamos nos reinventar”, incentivou o veterano.
O jornalista Cláudio Humberto subiu ao palco duas vezes. A primeira, para receber o prêmio de Site/Blog do ano, e, a segunda, por ocasião da categoria Impresso, o Jornal Metro.
Confira os finalistas e premiados em cada categoria:
SITE/BLOG
Diário do Poder
Correio Web
Fato Online
COLUNA
Coluna Entrelinhas, Luiz Carlos Azedo – Correio Braziliense
Eixo Capital, Ana Maria Campos – Correio Braziliense
Coluna Brasília DF, Denise Rothenburg – Correio Braziliense
RÁDIO
Justiça em Cena – Rádio Justiça
Gente Brasília – Band News
Tarde Nacional – Rádio Nacional
APRESENTADOR DE TV
Guilherme Portanova, Bom Dia DF – TV Globo
Fábio William, DFTV 1ª Edição – TV Globo
Henrique Chaves, Balanço Geral – TV Record
PROGRAMA DE TV
Fatos e Versões – GloboNews
Band Cidade – TV Bandeirantes
Direito Sem Fronteiras – TV Justiça
IMPRESSO
Jornal Metro
Revista GPS
Correio Braziliense
COBERTURA DE BRASÍLIA
Correio Braziliense
GloboNews
CBN
JORNALISTA DO ANO
Gerson Camarotti