metropoles.com

Confira dicas certeiras para curtir o inverno na capital

Dentre as sugestões estão passear pelos cafés e restaurantes brasilienses, fugir para a Chapada e curtir as festas juninas típicas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom
Screenshot_25
1 de 1 Screenshot_25 - Foto: Giovanna Bembom

As temperaturas da estação mais fria do ano já começaram a baixar na capital. Com marcas que alcançam os 14ºC durante a noite, o inverno, que teve início no dia 21 e segue até 22 de setembro, reserva uma série de opções de lazer diferenciadas.

Para os brasilienses, a sensação de friozinho é bem- vinda e cercada de memórias afetivas. Reunimos dez personagens que têm uma relação especial com a temporada e eles contam seus programas favoritos para curtir na cidade.

Confira as dicas e sugestões:

Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles
Nina Rocha

 

A assessora de imprensa Nina Rocha ama os dias secos e ensolarados com céu azul que o inverno brasiliense proporciona. Ela conta que seu programa favorito é acordar cedinho, colocar o tênis e… correr, claro. “Meus programas preferidos nessa estação são praticar corrida ou fazer algum exercício ao ar livre e depois tomar um bom café da manhã em endereços como o Girassol, localizado na 409 sul; o Grand Cru e o Sallva (ambos no Lago Sul)”, conta.

Felipe Menezes/Metrópoles
Gustavo Antony

 

O produtor de festas e sócio da Social Couture, Gustavo Antony, gosta de aproveitar a queda da temperatura para hibernar acompanhado da namorada, Joana Paulo. “Ficar em casa vendo filme ou viajar pra Chapada, Cavalcante ou Piri são programas que curto muito porque o céu dessa época é incomparável”, diz.

Para Gustavo, o inverno brasiliense também é o momento certo para degustar bons cafés em endereços como Daniel Briand, L’amour du Pain, Ernesto Cafés Especiais, Belini Pães e Gastronomia. “Acho bacana também comer algo na Quituart ou jantar comida indiana bem picante. Atualmente meu restaurante favorito é o Indian House Culinária Indiana & Bar, localizado na 109 norte”, indica.

Felipe Menezes/Metrópoles
Cris Pessoa

 

A designer de joias Cristina Pessoa é supersolar e vive na ponte aérea Brasília-Trancoso, mas confessa ter sentimentos especiais pelo período mais frio de Brasília. “Durante o inverno adoro colocar uma roupa bem quentinha, apreciar o pôr do sol mais bonito do ano, ir tomar um vinho e curtir o jazz ao vivo no jardim do Piantas, localizado na Asa Sul, às sextas-feiras”, diz.

“Boa ideia também é fugir para a Chapada dos Veadeiros e me hospedar na Casa Alto Paraíso, da artista e arquiteta holandesa Janet Vollebregt. O lugar tem uma arquitetura incrível e uma lareira deliciosa”, sugere.

Foto: Leonardo Arruda/Metrópoles
Felipe Ewerton

 

O empresário e piloto Felipe Ewerton é um apaixonado pelas festas juninas típicas do inverno de Brasília. “Nessa época eu me dedico a ir ao maior número possível de arraiais e me divirto bastante. Amo comer as comidas típicas e ir aos shows de música sertaneja! E até hoje ainda brinco com aqueles joguinhos de tiro ao alvo, quando tenho oportunidade”, conta.

Felipe Menezes/Metrópoles
Marco Antônio Vieira

 

O curador e professor universitário Marco Antônio Vieira adora as temperaturas mais amenas do inverno. “Dorme-se melhor e vive-se mais feliz”, acredita. Por isso, opta por curtir os bons cafés que a cidade oferece na companhia de amigos ou de um bom livro. “Nos últimos tempos, tenho frequentado a La Boulangerie (306 sul), o Los Baristas (404 norte) e a Varanda Pães Artesanais (215 norte). Poucos programas me trazem mais prazer que estar em bons cafés”, garante.

Giovanna Bembom/Metrópoles
Lucila Pena

 

A estilista Lucila Pena compartilha seu estilo irreverente com pegada rocker em suas redes sociais. Ela desfila suas criações em uma programação cool, com direito a jantares com os amigos, idas ao Cine Brasília e vinhos no IVV SwineBar, winebar despretensioso e charmoso localizado na 314 norte. “A sopa de cebola é fenomenal”, indica.

Leonardo Arruda/Metrópoles
Karla Osório

 

A galerista Karla Osório é fã das baixas temperaturas. Entre as muitas viagens que faz na companhia do marido, o advogado Guilherme Magaldi, e dos três filhos, Karla aprecia a estações de ski em Courchevel, França, pelo requinte, galerias de arte, restaurantes sofisticados e pistas únicas.

“Em Brasília, uma programação diferenciada é conhecer a exposição do novo trabalho do artista plástico goiano Marcelo Solá, no Gabinete de Arte k2o. Lá, é possível também ver a intervenção do DJ Pedro Kastelijins no espaço Muro, recém-regressado da Dinamarca. A mostra segue até o final do mês de junho”, convida.

Bruno Pimentel/Metrópoles
Cláudio Pereira

 

O presidente do Museu de Arte de Brasília, o historiador e crítico de arte Cláudio Pereira aproveita o inverno brasiliense para se atualizar, inclusive nas pesquisas em vídeos de arte. Uma de suas dicas é o filme “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen, na companhia de uma taça de um bom Médoc francês e de amigos queridos para compartilhar a viagem dos personagens pelas décadas de diferentes artistas.

Outra sugestão do historiador é beber uma caipirinha de lima da pérsia e contemplar o pôr do sol no Bier Fass, do Pontão do Lago Sul. O passeio fica completo com uma visita às muitas exposições da cidade, como a “Aborígenes da Austrália”, em cartaz no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal. “É um banquete para o espírito. Saio sempre com a sensação de que o poder da criação é um instrumento revolucionário que nos inspira a contribuir para a construção de um mundo melhor”, conta.

E para as noites mais especiais, ele reserva uma mesa assinada por Zanine Caldas, com vista para o Lago Paranoá, no restaurante do chef Simon Lau, o Aquavit.

Foto: Leonardo Arruda/Metrópoles
Arnaldo Pinho

 

O arquiteto Arnaldo Pinho também é um entusiasta das temperaturas mais baixas. O brasiliense assume que durante as semanas mais frias do ano, gosta de abrir um vinho, seguir para a varanda e, bem acompanhado, curtir as belas vistas da capital. “Uma mantinha com textura gostosa e boa conversa são as companhias perfeitas para a experiência”, diz. “Mas sinto falta de projetos diferenciados como o Vivo Open Air, com filmes ao ar livre na beira do lago. Brasília podia ter mais oportunidades de lazer como esse festival de cinema”, admite.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?