Skincare: saiba qual agente antienvelhecimento é melhor para cada caso
Do retinol à niacinamida, confira qual o melhor ingrediente antienvelhecimento de skincare para cada tipo de pele e escolha o seu
atualizado
Compartilhar notícia
Os adeptos do skincare e curiosos sobre o assunto são bombardeados todos os dias por novas substâncias e agentes: niacinamida, retinol, ácido hialurônico, ácido glicólico, entre outros. Mas pode ficar a dúvida: como escolher o melhor ingrediente e qual mais se encaixa em cada caso?
O fato é que nenhum chega a ser melhor que o outro – cada um deles tem uma função específica que vai atender necessidades pontuais, podendo, inclusive, se complementar na rotina de skincare.
Para quem quer decidir o próximo produto de pele de acordo com os princípios ativos, o site especializado em saúde e bem-estar Saber Vivir listou para que cada ingrediente serve.
Confira:
Niacinamida
A niacinamida fortalece a barreira cutânea, reduzindo a perda de água e preenchendo rugas. Também suaviza a textura da pele e reduz a aparência de poros dilatados. Pode ser usada para controle de acne, pois ajuda a regular a produção de sebo e tem propriedades anti-inflamatórias. Estudos demonstraram também que, a partir de concentrações específicas, pode reduzir manchas.
Retinol
É um derivado da vitamina A que acelera o processo de renovação celular da pele, ajudando a melhorar a textura da cútis e a reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas. Ele promove a síntese de colágeno — proteína fundamental para manter a firmeza e a elasticidade da pele. Além disso, é eficaz no tratamento da acne e na desobstrução de poros.
Ácido hialurônico
Essa molécula é encontrada naturalmente em nosso corpo, mas, a partir dos 25 anos, a pele reduz sua produção. Tem a capacidade de reter grandes quantidades de água, o que ajuda a manter a pele ultra-hidratada. É bom para todos os tipos de pele, mesmo as secas ou desidratadas. Ele preenche temporariamente linhas finas e rugas e a pele parece mais jovem. Ao contrário de outros ingredientes, por ser uma substância produzida naturalmente pelo organismo, é bem tolerada.
Ácido glicólico
É um tipo de alfa-hidroxiácido (AHA), conhecido pela capacidade de esfoliar a camada externa da pele. Assim, estimula a produção de colágeno, proteína que traz firmeza e elasticidade, reduzindo a aparência de linhas finas e rugas. Também é indicado em caso de acne, pois ajuda a desobstruir os poros entupidos, reduz a formação cravos e espinhas e melhora a textura geral da pele.
Ácido ferúlico
É um poderoso antioxidante encontrado naturalmente em algumas plantas. Nos cuidados com a pele, o ácido ferúlico é utilizado principalmente em combinação com outros antioxidantes, como vitamina C e vitamina E, para potencializar os benefícios dessas vitaminas e fornecer proteção mais completa contra os danos dos radicais livres causados pelo sol.
Vitamina C
A famosa e queridinha vitamina C estimula a produção de colágeno, proteína fundamental no combate à flacidez. Além disso, melhora manchas na pele e proporciona proteção aos danos solares.
Peptídeos
Os pépticos são aminoácidos que ativam sinais para a pele produzir colágeno. Também possuem ações antioxidante, hidratante, antiinflamatória e antimanchas. Podem ser apresentados em combinação com outros ingredientes como niacinamida ou ácido hialurônico. Nestes casos não causam problemas de irritação, mas quando combinados com ácido glicólico ou retinol geralmente não são adequados para peles sensíveis ou reativas.