Sete plantas que viraram tendência na pandemia
Com mais tempo em casa, as pessoas descobriram novos hobbies — o da jardinagem foi um deles
atualizado
Compartilhar notícia
A venda de flores e plantas cresceu em todo o país durante a pandemia. Com mais tempo em casa, as pessoas descobriram novos hobbies — o da jardinagem foi um deles.
“Passamos a valorizar mais a nossa casa durante a quarenta. Consequentemente, aprendemos a dar mais valor às flores e plantas, que tanto alegram, embelezam e purificam o ar da nossa moradia”, diz a designer floral Luciana Marquez.
A jardinagem funciona ainda como atividade terapêutica, aliviando o estresse neste momento de tamanha agonia. Segundo o Ministério da Saúde, a pandemia despertou transtornos de ansiedade em oito a cada 10 brasileiros.
A pedido do Metrópoles, a designer floral elegeu oito plantas que viraram tendência na quarentena. “São as mais adaptadas ao ambiente interno, que gostam de sombra e luz indireta, fáceis de cuidar, duráveis e com função decorativa”, resume. Confira a lista!
Maranta
A maranta é a grande tendência do ano. Ela impressiona pela beleza que soma à decoração do lar. Além de bela, ela é extremamente fácil de cuidar. Adapta-se a apartamentos, vive bem à meia-sombra e gosta de solo úmido, mas nunca encharcado.
Jiboia
Extremamente resistente, a jiboia gosta de sombra e luz indireta. Pode ser cultivada em vasos, suportes pendentes ou jardins verticais.
Costela-de-Adão
A costela-de-adão adora luminosidade – mas na medida. Ela sobrevive bem na luz indireta ou em locais que recebem claridade por apenas algumas horas do dia. Precisa de boa drenagem e solo fresco para crescer.
Samambaia
A samambaia é uma planta de clima tropical e cresce nas florestas, sobretudo nas regiões úmidas. Gosta de sol, portanto, o ideal é cultivá-la na sacada ou perto da janela.
Ficus lyrata
Queridinha há anos, a Ficus lyrata exige cuidados mais minuciosos. A espécie precisa ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra e, mesmo em vasos, cresce consideravelmente.
Espada de São Jorge
A planta aprecia meia-sombra e umidade, porém é capaz de sobreviver a longos períodos sem água. O ideal é regá-la apenas quando a terra do vaso estiver seca ao toque.
Filodendro
A filodendro pode ser cultivada em áreas internas ou externas. Aprecia umidade, por isso, atente-se às regas.