metropoles.com

Semente rica em proteína promove saciedade e retarda o envelhecimento

Esta semente, além de ser eficiente na prevenção de doenças, pode auxiliar no processo de emagrecimento por promover a saciedade; saiba qual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de várias sementes no pote
1 de 1 Imagem colorida de várias sementes no pote - Foto: Getty Images

Apesar de não serem presença garantida na alimentação diária, as sementes são ricas em nutrientes essenciais para o corpo humano. Uma delas, em específico, é uma verdadeira aliada daqueles que buscam novas estratégias para perder peso: a semente de abóbora.

De acordo com Gabriel Moliterne, nutricionista do Hospital Albert Sabin de São Paulo, a semente de abóbora é rica em proteínas de alta qualidade e aminoácidos essenciais, que ajudam na manutenção e no reparo dos tecidos do corpo, além de serem fundamentais para o funcionamento celular.

“As gorduras saudáveis presentes, como os ácidos graxos poli-insaturados (incluindo ômega-3 e ômega-6), contribuem para a saúde cardiovascular, auxiliando no controle do colesterol e na redução de inflamações”, descreve.

Tais sementes também podem ser incluídas nas dietas daqueles que visam a perda de peso, porque ajudam na regulação do apetite. Moliterne explica que as fibras presentes nas sementes de abóbora formam um gel no estômago durante a digestão, retardando o esvaziamento gástrico.

Esse processo é capaz de prolongar a sensação de saciedade, reduzindo a fome e a vontade de comer ao longo do dia. “Além disso, as fibras auxiliam no controle do apetite ao estabilizar os níveis de glicose no sangue, evitando picos e quedas bruscas que podem levar ao aumento da fome”, acrescenta.

3 imagens
Elas são capazes de promover saciedade
Sementes de abóbora possuem proteínas que regulam hormônios relacionados à saciedade
1 de 3

As sementes são ricas em fibras

Getty Images
2 de 3

Elas são capazes de promover saciedade

Chuttersnap, Unsplash
3 de 3

Sementes de abóbora possuem proteínas que regulam hormônios relacionados à saciedade

Getty Images

A combinação de proteínas e fibras auxilia na boa saúde metabólica. O nutricionista explica que as proteínas presentes na semente são capazes de regular hormônios relacionados à saciedade, como o GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon) e a grelina.

“Esses hormônios atuam diretamente no cérebro para sinalizar quando o corpo está satisfeito, ajudando a reduzir o desejo por alimentos e a ingestão calórica”, afirma Moliterne.

Segundo a nutricionista Danielle Luz Gonçalves, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário UNICEPLAC, as gorduras insaturadas (ômega-3 e ômega-6) presentes nas sementes de abóbora também promovem uma digestão mais lenta, o que prolonga a sensação de saciedade.

O alimento ainda pode influenciar positivamente no aspecto e na saúde da pele, pela presença de minerais como o magnésio e o zinco. Gonçalves ressalta que os antioxidantes (vitamina E e compostos fenólicos) também são capazes de proteger as células contra o estresse oxidativo, o que retarda o envelhecimento.

Atenção com a quantidade!

Apesar dos benefícios, é preciso dosar o consumo das sementes. O ideal recomendado por Gabriel Moliterne é consumir cerca de 15 a 30 gramas por dia — o equivalente a 2 colheres de sopa.

Exceder a quantidade de ingestão das sementes de abóbora pode trazer consequências como diarreias, gases ou inchaço, devido ao alto teor de fibras. “Sementes salgadas ou muito processadas podem aumentar a ingestão de sódio, o que pode impactar negativamente a saúde cardiovascular. Outro cuidado necessário é para pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, já que as sementes possuem vitamina K, que pode interferir na coagulação do sangue”, adverte o nutricionista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?