Semente rica em proteína emagrece e controla a pressão; descubra qual
Esta semente teve seus benefícios ao bem-estar constatados pela ciência; saiba qual é e por que incluir na dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Existe uma semente que ostenta diversos nutrientes e, por isso, chama atenção quando o assunto é alimentação saudável: a chia. Recentemente, cientistas da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, sequenciaram o genoma desse ingrediente, fornecendo dados importantes sobre os benefícios nutricionais dessa “pequena notável”.
No estudo, publicado na revista Frontiers in Plant Science, os cientistas identificaram o material genético da chia que foram associados à melhoria da nutrição.
Para se ter uma ideia, os genes do ingrediente foram relacionados à biossíntese de ácidos graxos poliinsaturados, a exemplo do ômega 3. Além disso, 93 genes contribuem para a propriedade gelificante das sementes de chia. Também foram achados 2.707 genes na semente que resultam em pequenos peptídeos bioativos derivados de proteínas.
Assim, quando a semente é digerida no trato intestinal, é esperado que esses biopeptídeos sejam liberados e absorvidos pelo organismo, conferindo vantagens contra o diabetes tipo 2 e hipertensão.
Logo, incluir a chia no cardápio semanal pode ser realmente promissor quando o assunto é bem-estar, principalmente devido à presença de gorduras saudáveis, como a já citada ômega 3.
Outros nutrientes que se destacam são as proteínas vegetais, diretamente ligadas à saúde cardíaca e à longevidade.
Mas não para por aí: ela ainda se sobressai no teor de minerais essenciais, antioxidantes e fibras alimentares.
Por falar em fibras, esse nutriente, em especial, confere benefícios extras quando o assunto é perda de peso. Isso porque promovem sensação de saciedade e ajudam a controlar o açúcar sanguíneo.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica