Sem segredos: 8 coisas que você deve saber antes de comprar uma air fryer
A fritadeira pode transformar a experiência na cozinha, mas requer cuidados para manter o funcionamento integral
atualizado
Compartilhar notícia
Queridinha dos brasileiros, a air fryer é uma fritadeira que não utiliza óleo para o preparo de alimentos. O eletrodoméstico pode transformar a experiência de alguém com a cozinha ao permitir que refeições complexas fiquem prontas em poucos minutos e sem muito esforço. No entanto, existem algumas coisas que todos devem ficar sabendo antes de efetuar a compra do aparelho.
Confira:
Existe uma infinidade de modelos
A variedade de air fryers disponíveis no mercado é imensa, com diferentes tecnologias, funções e design. As duas características principais são: com forno de convecção ou com cesto. O primeiro é semelhante a uma minitorradeira, enquanto o segundo é como se tivesse uma gaveta para os alimentos.
Veja os três melhores modelos disponíveis em e-commerce:
Fritadeira sem óleo, da Midea, com 4l
Uma das fritadeiras com melhor custo/benefício do mercado atualmente, tem capacidade de quatro litros e consegue, com facilidade, preparar comida para toda a família. Além disso, conta com cesto antiaderente, potência de 1500w, trava de proteção, ajuste de temperatura e timer de até 60 minutos.
Fritadeira sem óleo, da Britânia, com 3,2l
É uma ótima opção para quem quer aliar a praticidade no preparo dos alimentos com um design moderno para dar um destaque a mais na cozinha. Tem um cesto com capacidade de 3,2 litros, potência de 1400w, ajuste de temperatura entre 80 a 200ºC, timer de até 30 minutos, além de trava de proteção no botão da alça.
Fritadeira sem óleo, da Mondial, com 3,2l
A AF-14 é uma das queridinhas dos consumidores, muito por conta do design moderno com painel de aço inox, quanto pela ótima resposta na preparação dos alimentos. O aparelho tem capacidade de 3,2 litros, 1500w de potência, iluminação que indica o funcionamento e aquecimento do produto, timer de até 60 minutos e controle de temperatura até 200ºC.
Veja mais opções nesta reportagem do Metrópoles.
O aparelho ocupa muito espaço
A maioria das air fryers são espaçosas e grandes, por isso, veja se há espaço suficiente no balcão ou em armários para elas.
Não subestime a rapidez do preparo
Embora seja listado como um dos maiores benefícios do aparelho, a rapidez da air fryer em preparar alimentos pode ser uma desvantagem em alguns casos. Para evitar que a refeição queime ou não fique no ponto desejado, é interessante testar a velocidade antes e ficar de olho durante o cozimento.
Virar os alimentos influencia no preparo
Assim como em frigideiras, para que algo fique cozido do mesmo jeito nos dois lados, é preciso virar o alimento de vez em quando. Isso é uma realidade para a maioria dos alimentos, sobretudo quando o desejo é que a crocância seja uniforme.
Informação nunca é demais
Para saber utilizar cada detalhe da air fryer, é preciso ler o manual de instruções, que contém informações sobre o funcionamento, limpeza etc. A dica é fundamental, sobretudo, se não há nenhuma familiarização com os controles de temperatura e tempo da fritadeira.
Outra forma de evitar percalços é apostar em livros de receitas ou sites especializados. Veja aqui alguns tutoriais indicados pelo Metrópoles.
Não dá para cozinhar tudo de uma vez
Algumas fritadeiras são melhores para o cozimento de uma ou duas porções, ou seja, não funcionam para grandes jantares. O espaço onde os alimentos são cozidos costuma ser pequeno. Às vezes, é preciso colocar em lotes para garantir um cozimento uniforme.
O fato também vale para o preparo de proteínas junto com vegetais. Enquanto no forno convencional é possível colocar tudo junto numa única forma, na fritadeira é preciso esperar que as partes fiquem prontas separadamente para poder juntar tudo.
É difícil saber se a comida está pronta
Seja em aparelhos com forno de convecção, seja com cesto, é complicado ver o estado da comida durante o preparo. A maioria das fritadeiras modernas permitem abrir a bandeja ou cesta durante o funcionamento, mas, como não é uma regra, é indicado consultar o manual de instruções antes de abrir inadequadamente.
O azeite de oliva ainda é necessário
A air fryer dispensa o uso de quantidades elevadas de óleo, mas ainda requer um pouco de azeite. A maioria das receitas utilizam o produto na comida para que fique crocante na frigideira.