Seca e fumaça no DF exigem mudanças na alimentação; confira dicas
No DF, a fuligem combinada com a seca teve como resultado um céu encoberto por fumaça; veja como cuidar da alimentação
atualizado
Compartilhar notícia
Como vai o céu da sua cidade? Em Brasília, a fuligem combinada com a seca teve como resultado um céu encoberto por fumaça.
Os cuidados devem ser redobrados por indivíduos acima dos 60 anos e crianças menores de 5 anos e, principalmente, por quem sofre de doenças respiratórias. Então, tome nota das orientações abaixo para proteger a sua saúde, ainda que você não tenha problemas diagnosticados.
Prestar atenção na hidratação contínua ao longo do dia é fundamental para deixar as membranas respiratórias úmidas, então, mantenha a sua garrafinha sempre cheia. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 35ml por quilo de peso. Logo, quem pesa 60 kg deve ingerir 2,1 litros, pelo menos.
Ingerir frutas e vegetais é outra forma de manter a hidratação e a imunidade em dia, pois, além de nutrientes, eles também contam com água na composição. O Ministério da Saúde, por sua vez, orienta evitar sair de casa e não praticar exercícios entre 12h às 16h, quando as concentrações de ozônio são mais elevadas.
Máscaras de proteção fácil ou lenços também são recomendados para evitar a inalação de partículas, principalmente por quem sofre de doenças respiratórias (priorize a N95, PFF2 ou P100).
Deixe as portas e janelas de casa fechadas, permanecendo em casa ou local ventilado, com ar ou purificadores de ar. Lembre-se que, nesses momentos, é importante estar com a imunidade em dia, ou seja: mantenha uma alimentação saudável.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica