Saudável! Fruta que Mion cortou da dieta melhora a saúde do coração
A fruta que o apresentador Marcos Mion eliminou da dieta é bastante popular e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Veja detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
Muitos artistas mudam totalmente a rotina para se enquadrar em algum personagem. É o caso do apresentador Marcos Mion, que decidiu cortar a manga da dieta para manter o corpo definido e viver Max no filme MMA – Meu Melhor Amigo.
Segundo o apresentador do programa Caldeirão, na Rede Globo, ele ficou 120 dias sem comer manga por ser uma das frutas mais ricas em açúcar. Ele até poderia consumir a fruta eventualmente, entretanto, não quis sair da dieta por uma questão psicológica: “Meu cérebro iria registrar que eu falhei… Iria registrar desistência.”
Apesar da restrição, a manga contém uma grande quantidade de nutrientes benéficos para a saúde. Uma única manga, por exemplo, fornece cerca de 50% da quantidade de vitamina C necessária por dia e 15% das necessidades diárias de ácido fólico e cobre.
Além disso, a combinação de vitaminas, minerais e fitoquímicos confere propriedades poderosas que melhoram a saúde vascular e aumentam os níveis de antioxidantes em pessoas com excesso de peso, de acordo com um estudo da Universidade Estadual de San Diego.
Benefícios comprovados
Os pesquisadores estudaram o efeito do consumo de 100 calorias de manga por dia em comparação com a ingestão do mesmo número de calorias na forma de biscoitos com baixo teor de gordura. A primeira parte do experimento dividiu o grupo em duas partes e durou 12 semanas.
Após esse tempo, os participantes descansaram por quatro semanas e depois retomaram o experimento por mais 12 semanas, trocando de grupo. Ou seja, quem comeu manga no início do estudo comeu biscoitos e vice-versa. Exames de sangue foram realizados nos participantes durante todo o estudo.
Ao analisar amostras, os investigadores descobriram que, quando os participantes comiam manga, melhoravam dois marcadores específicos de estresse oxidativo relacionados à saúde vascular. O consumo também aumentou uma enzima antioxidante, geralmente reduzida em pessoas obesas e com sobrepeso.
Em geral, a fruta é uma boa aliada para evitar ataques cardíacos, derrames e outras doenças vasculares.
Vale a pena optar por uma porção de manga no meio da manhã ou tarde pois, além dos antioxidantes, fornecerá uma grande quantidade de vitaminas para o organismo.