Sandy e Lucas: psicólogo explica por que relações duradouras terminam
O anúncio de separação de Sandy e Lucas Lima pegou os internautas de surpresa, já que eles estavam juntos há 24 anos, sendo 15 deles casados
atualizado
Compartilhar notícia
Setembro já pode ser considerado o mês dos términos. Isso porque vários casais famosos como Luísa Sonza e Chico Moedas, Sandy e Lucas Lima, Gustavo Mioto e Ana Castela, Lexa e MC Guimê e Paula Fernandes e Rony Cecconello anunciaram separações que deram o que falar na internet.
Um casal, no entanto, chamou mais atenção: Sandy e Lucas Lima. Eles estavam juntos há 24 anos, sendo 15 deles casados. Por isso, o anúncio da separação pegou os internautas de surpresa, afinal, muitas pessoas associam casamentos duradouros com uma parceria “para sempre”.
De acordo com o psicólogo Alexander Bez, o término de um relacionamento duradouro, seja um casamento, noivado ou namoro, é sempre uma situação desafiadora. Quando esse processo acontece sob os “holofotes”, a complexidade do contexto pode aumentar significativamente.
“Um relacionamento de famosos, no qual a vida se torna pública, pode gerar uma dificuldade maior, pois muitos acabam tendo que dar a notícia sobre o fim, como se fosse uma ‘satisfação’ para o público/fãs. Isso pode gerar algumas dificuldades de lidar com o ‘luto’ por receber muitas ‘opiniões’”, explica o profissional.
Alexander ainda afirma ao Metrópoles que é comum que, com o tempo, surjam crises conjugais sazonais, isoladas ou até mesmo contínuas. Nestes casos, o casal precisa entender o que está acontecendo para tentar resolver a situação juntos e evitar que acabe de uma forma não amigável.
“Quando as discussões e desentendimentos se tornam repetitivos, o casal pode entrar em uma dimensão de dúvidas sobre o parceiro(a) e, caso não seja resolvido com calma, pode abrir uma “cratera” conforme o tempo. Com isso, fica mais difícil sustentar o relacionamento se não for resolvido com calma”, afirma Alexander.
Só amor não basta
Segundo o psicólogo, quando um casal duradouro decide colocar um ponto final na relação é porque, de alguma forma, todos os limites foram esgotados. Ele, então, ressalta que um relacionamento não sobrevive só de amor. Compreensão, dedicação e diálogo também são necessários na relação.
“Todo relacionamento precisa saber ouvir um ao outro, além de ceder e conquistar o seu parceiro(a) todos os dias, não com presentes materiais, mas com ações. Um ponto super importante é que nem todo fim significa que o amor acabou, mas que, por falta desses detalhes, o casamento pode chegar ao fim”, finaliza.