Saiba qual o vegetal mais saudável do mundo, segundo estudo
Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revelou os benefícios nutricionais desse vegetal
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o assunto é alimentação saudável, os vegetais são sempre uma boa escolha. Entre as diferentes opções, existe um deles que levou o prêmio de mais saudável do mundo, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos: o agrião.
A agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos realizou, em 2014, uma análise comparando a concentração de 17 nutrientes essenciais em 47 frutas e vegetais. Como resultado, o agrião recebeu uma pontuação máxima (100) no ranking, conquistando o título de alimento mais nutritivo do planeta.
Nativo da Europa e Ásia Central, o agrião é conhecido por seus benefícios à saúde. “É uma excelente fonte de vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e potássio. Além disso, é baixo em calorias e rico em nutrientes, o que pode ser uma boa adição a dietas para controle de peso”, explica a nutricionista Cibele Santos.
Leticia Gasparetto, nutricionista expert em endometriose, enfatiza ao Metrópoles que o agrião é uma excelente fonte de vitamina K, essencial para a saúde óssea e para a coagulação do sangue. “Vale citar que o vegetal é repleto de antioxidantes que ajudam a proteger as células contra danos”.
O agrião pode ser consumido em saladas, sucos, sopas e como tempero, tornando-se uma opção versátil e saudável à dieta. No entanto, Cibele ressalta a importância de consumi-lo com moderação e considerar possíveis alergias ou interações com medicamentos.
Outros alimentos listados
O repolho chinês apareceu em segundo lugar no ranking do CDC, com uma pontuação de 91,99. A lista segue com a acelga (89,27), folhas de beterraba (87,08) e espinafre (86,43). Esses alimentos incluem potássio, fibras, proteínas, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, folato, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K.
“O repolho chinês é altamente nutritivo e, com seu conteúdo de fibras e vitaminas A e C, apoia o sistema imunológico e a digestão. Já a acelga é cheia de magnésio, que contribui para a saúde muscular e nervosa, além de ser uma ótima fonte de ferro, essencial para a oxigenação dos tecidos”, relata Leticia.
Segundo a nutricionista Cibele, as folhas de beterraba, muitas vezes negligenciadas, são altamente nutritivas e oferecem uma variedade de benefícios à saúde. O espinafre, por sua vez, pode ser consumido de várias maneiras, como cru em saladas, cozido, refogado, em sopas, smoothies e omeletes.