Saiba qual leguminosa você deveria comer toda semana, segundo Harvard
Em comparação com outras leguminosas, este alimento possui um perfil nutricional impressionante; entenda os motivos
atualizado
Compartilhar notícia
Para garantir todos os nutrientes que o organismo necessita, é necessário seguir uma alimentação saudável e nutritiva. De acordo com a Universidade de Harvard, um dos alimentos reconhecidos por seus múltiplos benefícios à saúde é a lentilha, leguminosa com baixo teor de sódio e rica em fibras, proteínas e carboidratos.
A lentilha recebe o nome científico de Lens culinaris devido à sua semente curva em formato de lente. Nativa da Ásia Ocidental, essa leguminosa contém alto teor de ferro, com aproximadamente 3,3 gramas de ferro a cada 100 gramas. Isso a torna um superalimento ideal para a produção de hemoglobina e prevenção da anemia.
Segundo um relatório da Universidade de Harvard, publicado na revista Harvard Health Publishing, comer lentilha regularmente, três ou quatro vezes por semana, traz inúmeros benefícios à saúde. As vantagens incluem a melhora da função cerebral, recuperação muscular e perda de peso.
Além disso, a lentilha contém um tipo de amido resistente que retarda a absorção de carboidratos e regula o açúcar no sangue, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. É ainda uma fonte de prebióticos que alimenta a flora intestinal e ajuda a prevenir doenças digestivas.
A lentilha é um alimento altamente versátil, com uma textura rica que dá sabor a qualquer receita. Aprenda a fazer em casa uma panqueca de lentilha proteica clicando aqui.