Saiba qual farinha reduz o colesterol e ajuda na perda de peso
O consumo diário dessa farinha melhora a resistência à insulina e os marcadores de prevenção de doenças cardiovasculares. Saiba qual
atualizado
Compartilhar notícia
Quando não cuidamos da alimentação, é esperado que alguns marcadores de saúde respondam de forma negativa. Dentre eles, a glicemia sanguínea e a hipercolesterolemia — conhecida como colesterol alto —, são as que mais preocupam.
Esses dois índices servem de alerta já que, quando alterados, podem significar que as portas estão abertas para doenças que colocam a saúde em risco, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Pensando nisso, toda estratégia que corrobora com a melhora da saúde é mais do que bem-vinda. Nesse sentido, existe uma farinha que, quando consumida como parte de uma dieta saudável, ajuda na redução da glicemia, além de melhorar o perfil lipídico.
A informação sobre as vantagens dela vem de um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O artigo tomou notoriedade, sendo publicado no International Journal of Cardiovascular Sciences, um periódico da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Se quer acrescentar uma farinha à rotina, tome nota. A farinha de semente de abóbora é rica em fibras e conta com ácidos graxos essenciais, ou seja, gorduras saudáveis que auxiliam na manutenção do peso e na redução dos riscos cardiometabólicos. Além disso, ainda conta com vitaminas e antioxidantes, sendo uma boa aliada no controle da fome e para o aumento da saciedade.
Se ainda está em dúvida sobre as vantagens, entenda como os pesquisadores chegaram aos resultados. Eles acompanharam 100 mulheres com obesidade ao longo de três meses, submetidas a uma dieta de baixas calorias. Elas foram divididas em dois grupos. Em um deles foi administrado um sachê de 20 gramas diárias de farinha de semente de abóbora, consumidas durante as refeições.
O outro grupo recebeu um pacotinho contendo um placebo. As voluntárias eram avaliadas uma vez por mês e vários dados como composição corporal, razão cintura-quadril, colesterol, níveis de glicemia e triglicérides eram avaliados.
Ao final da pesquisa, todas as participantes perderam peso. Entretanto, aquelas que consumiram farinha de semente de abóbora como parte da dieta apresentaram maior redução na circunferência do pescoço, melhora na resistência à insulina e nos marcadores de prevenção de doenças cardiovasculares.
Então, nada de mito. A farinha de semente de abóbora é realmente valiosa para manter a saúde e pode ser uma boa aliada do emagrecimento.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica