Saiba qual chá popular ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Uma dieta balanceada é uma das formas de lidar com a diabetes. Um chá, em específico, pode ser um aliado no controle dos níveis de açúcar
atualizado
Compartilhar notícia
A diabetes tipo 2 é uma doença que preocupa não apenas no Brasil, como no cenário mundial. A condição está associada, normalmente, à obesidade, mas também pode estar ligada a outras doenças e condições como hipertensão, triglicerídeos elevados, maus hábitos alimentares, entre outras.
A doença acontece, principalmente, pelo excesso de estímulo do uso da insulina — hormônio que tem como função o controle da glicose sanguínea —, e devido à hiperestimulação, ou seja, por ser secretada em excesso, quadros de pré-diabetes podem se desenvolver.
Muito se sabe sobre os riscos à saúde da ingestão excessiva de açúcar, por isso, a dieta é a melhor forma para manter o organismo saudável. No caso de alimentos benéficos à prevenção da diabetes, que ainda controlam os níveis de açúcar sanguíneo, existe um chá que se destaca.
Mais de 10 estudos já evidenciaram que o chá de camomila, realmente, colabora com o controle da glicemia. Uma dessas revisões foi publicada na revista Complementary Therapies Medicine, conduzida por especialistas da Tabriz University of Medical Sciences, no Irã, revelando descobertas surpreendentes dos benefícios da bebida para indivíduos com diabetes.
Para desvendar esse benefício, os pesquisadores analisaram 15 trabalhos científicos nos quais foram estudados o efeito do chá sobre o diabetes e suas complicações. Desses estudos, 12 apontaram que o chá realmente é um bom aliado à saúde da glicemia.
Uma das investigações contou com 64 pacientes com diabetes tipo 2, e eles foram orientados a consumir três xícaras de chá de camomila durante oito semanas. Houve uma redução de 11% nos níveis de açúcar no sangue em comparação ao grupo placebo.
Apesar dos resultados serem promissores, mais estudos são necessários para entender melhor esses efeitos. No entanto, nada custa adicionar um chá de camomila entre as refeições. Além de uma alimentação balanceada, incluir a bebida pode, então, ser uma estratégia viável para potencializar os marcadores de saúde.
Priorizar uma alimentação rica em fibras, com alta ingestão de nutrientes, além de evitar os ultraprocessados ou itens com adição de açúcar são alguns dos outros direcionamentos para evitar problemas.
Benefícios do chá de camomila
Os benefícios desse chá, por sua vez, não se limitam ao controle da glicemia. Ele também ajuda no perfil lipídico, auxiliando contra a dislipidemia, combate a oxidação — devido às propriedades antioxidantes — e ainda melhora as complicações decorrentes do diabetes, como na saúde renal e do fígado.
Caso tenha alguma complicação de saúde, o ideal é buscar orientação médica antes de incluir o chá ou qualquer prática ao seu tratamento.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica