Saiba por que você não deve usar a air fryer para cozinhar bacon
Por se tratar de um alimento gorduroso, quando cozido em frigideira, é comum que a gordura escorra e libere bastante fumaça
atualizado
Compartilhar notícia
Entre as possíveis formas de cozinhar um alimento, a fritadeira elétrica, ou air fryer, é considerada a opção mais saudável e mais aconselhada, já que não requer adição de óleos. Entretanto, quando o assunto é bacon, a regra pode não se aplicar.
Por se tratar de um alimento gorduroso, quando cozido em frigideira, é comum que a gordura escorra e libere bastante fumaça. Ao utilizar fritadeiras elétricas para isso, é esperado que a gordura do bacon respingue na resistência do aparelho, causando uma nuvem com odor forte.
Esse fato impede que o bacon seja cozido de maneira uniforme, aumentando os riscos de intoxicação alimentar. Além disso, o excesso de fumaça ainda irá gerar odores bem desagradáveis na sua casa.
Cozinhar o bacon na fritadeira será problemático, ainda, a depender do tamanho. Os bacons que vêm em forma de tiras, por exemplo, podem se desfazer dentro do aparelho.
Logo, apesar de serem um aparelho muito útil na cozinha, as fritadeiras de ar comprimido não são unanimidade e não são adequadas para determinados tipos de alimentos.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica