Saiba por que incluir o cuscuz no café da manhã se quiser emagrecer
Comum no cardápio nordestino, o cuscuz é um alimento que ajuda quem quer emagrecer. Entenda por que
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos quitutes que domina a cena, principalmente, no Nordeste do país é o cuscuz. Seja substituindo o arroz, no café da manhã ou até no jantar, a iguaria é sempre uma boa e saborosa pedida. Mas há quem questione se os seus benefícios na dieta deixam a desejar e, neste ponto, você pode se surpreender.
Feito do fubá de milho, o alimento é isento de glúten, o que já o torna vantajoso para indivíduos que sofrem com restrições alimentares. Além disso, a depender dos acompanhamentos, a preparação pode ser considerada baixa em calorias, sendo uma parte delas representada pelas fibras.
Para quem não sabe, as fibras são nutrientes fundamentais em dietas de emagrecimento. Normalmente, as encontramos em vegetais, frutas e grãos integrais. Devido aos seus benefícios, como aumento da saciedade, controle da glicemia, melhora no funcionamento do ritmo intestinal, além da redução do colesterol ruim, as fibras melhoram a qualidade de qualquer dieta.
A nutrição moderna sofre de uma crise de fibras. Isso porque o aumento do consumo de itens ultraprocessados, como aqueles industrializados comuns nas gôndolas dos mercados, somado ao aumento de fast food, resulta em dietas ricas em calorias vazias e isentas em nutrientes de qualidade.
A ingestão média de fibras do brasileiro é considerada baixa e, só por ai, isso já reflete o baixo consumo de alimentos in natura ou minimamente processados como grãos integrais, vegetais e leguminosas, como feijão e frutas.
Logo, já podemos assumir que o cuscuz pode ser um belo aliado do emagrecimento. Quando consumido no café da manhã, irá oferecer energia por ser fonte de carboidrato de qualidade. Se somado às proteínas, vai garantir ainda mais saciedade ao longo do dia.
Para cada 100 g de cuscuz, são apenas 112 calorias resumidas em nutrientes como vitamina A, B1, e ácido fólico, ferro, magnésio, zinco, antioxidantes e outros compostos bioativos. Realmente, não restam dúvidas que o cuscuz se destaca dentre as fontes de carboidratos, invista nele.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica