Saiba o que acontece com o corpo quando você treina de ressaca
Descubra se a prática de exercícios físicos ajuda a aliviar o mal-estar após uma noite de bebedeira
atualizado
Compartilhar notícia
A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde. Será que isso inclui curar a ressaca? Na internet, existem vários artigos abordando o tema, mas normalmente geram mais dúvidas do que respostas. Afinal, é verdade ou mito?
De acordo com a médica do esporte Ludmila Mesquita, fazer exercício físico não cura a ressaca e, inclusive, pode piorar o quadro. A libação alcoólica, o ato de beber, gera desidratação e aumento da frequência cardíaca, consequências que podem ser potencializadas pela atividade física e causar riscos à saúde.
“O consumo de álcool antes de práticas esportivas está relacionado com maior produção de lactato [ajuda a manter o pH sanguíneo dentro de um intervalo saudável] e menor disponibilidade de glicose como fonte energética. Além disso, agrava o risco de lesões e retarda a recuperação muscular.”
Outro fator importante a ser levado em consideração é o metabolismo do álcool no organismo, afirma a médica Ludmila. “O exercício físico aumenta o volume de sangue circulante no corpo e, com isso, a quantidade de álcool circulante também aumenta.”
O educador físico Victor Gomes acrescenta: “Ao meu ver, praticar atividade física não é a melhor estratégia para curar a ressaca. Até porque exercícios não aceleram o metabolismo do álcool no organismo”.
O que fazer para melhorar a ressaca
Embora a prática de atividade física não cure a ressaca, existem alguns exercícios específicos que ajudam a reduzir seus efeitos, como dor de cabeça e letargia. Os mais indicados para minimizar as sensações negativas são os aeróbicos.
“Eles podem auxiliar na sensação de bem-estar pela liberação de hormônios como endorfina, adrenalina e dopamina. A prática esportiva na fase da ressaca não vai encurtar seu tempo, mas pode ajudar a se sentir melhor”, explica a médica do esporte Ludmila.
A recomendação do educador físico Victor Gomes é praticar atividades leves que envolvam trabalhar a respiração. Outra opção é fazer exercícios cardiovasculares para ativar a circulação.
Dicas essenciais para fazer exercícios pós-bebedeira
Os profissionais Ludmila Mesquita e Victor Gomes listaram os cuidados que devem ser considerados ao realizar exercícios físicos após uma noite de consumo excessivo de álcool.
Confira abaixo:
- Hidratação: atente-se ao consumo de água antes, durante e após a atividade física;
- Não treine em jejum;
- Garanta um bom aporte de carboidratos previamente ao treino;
- Evite exercícios de alta intensidade;
- Descanse e faça uma boa alimentação.