metropoles.com

Saiba como o tempo de digestão do alimento favorece o emagrecimento

O tempo de digestão de cada grupo alimentar está relacionado com a sensação de saciedade. Entenda

atualizado

Compartilhar notícia

Peter Dazeley/Getty Images
mulher com desenho de intestino na região abdominal - Metrópoles - flora intestinal
1 de 1 mulher com desenho de intestino na região abdominal - Metrópoles - flora intestinal - Foto: Peter Dazeley/Getty Images

Ao longo da vida, provavelmente, você já deve ter sentido a famosa má digestão. Diversas causas podem estar relacionadas a essa condição, entretanto, algumas vezes, ela ocorre pelo excesso nas refeições.

O nosso organismo leva um tempo significativo para fazer a digestão completa dos alimentos. Existem alguns, inclusive, que chegam a levar 72 horas para serem digeridos por completo. Ou seja, a depender do que você come, a digestão desse alimento pode levar até três dias para ser feita

Entretanto, esses dados de tempo são estimados de acordo com uma média, já que o período exato varia conforme o corpo e o metabolismo do indivíduo. Problemas relacionados à digestão, inclusive, podem impactar a velocidade com que o corpo processa nutrientes.

Dentro de cada grupo alimentar, os carboidratos são aqueles que costumam ser digeridos mais rapidamente, levando, em média, cerca de duas horas. Os cereais levam de 60 a 80 minutos; o mel, de 60 a 90 minutos; o chocolate, até 120 minutos; e o suco de frutas, de 15 a 30 minutos.

Mulher segurando prato com cereais e frutas- Metrópoles
Os cereais levam entre 60 e 80 minutos para serem digeridos pelo organismo

As proteínas levam de duas a quatro horas. Os ovos, de 120 a 180 minutos; queijos, como minas frescal, levam até 90 minutos; iogurtes, 120 minutos; queijos rígidos são digeridos em até 300 minutos; carne bovina leva 180 minutos enquanto a carne de porco chega a levar 300 minutos; peixes (truta, salmão, sardinhas), de 50 a 80 minutos.

Dessa forma, fica mais fácil entender porque alguns alimentos oferecem mais saciedade em relação a outros. Enquanto carboidratos serão digeridos de forma mais rápida, as proteínas, por sua vez, tomarão mais tempo, tendendo a te manter saciado por mais tempo. 

Para emagrecer, buscar alimentos mais complexos, ou seja, que levam mais tempo de digestão, como gorduras saudáveis, fibras e proteínas, irá colaborar justamente pela saciedade prolongada que esses nutrientes fornecem. Por outro lado, carboidratos simples, ricos em açúcares e pobres em nutrientes, tendem a ser digeridos mais rápido, proporcionando a sensação de fome em seguida. 

0

Entretanto, os alimentos de rápida digestibilidade não têm que ser interpretados apenas como ruins. Eles também cumprem uma função especial seja para uma refeição pré-treino, em que você precisa de uma digestão mais rápida, ou até para aquele período pós-operatório que o trato gastrointestinal se encontra mais sensível. Por isso que, para esses momentos, alimentos como frutas, granola, sucos e vegetais são recomendados.

 

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?