metropoles.com

RS: doações podem driblar falta de água e manter vítimas nutridas

Principalmente em situações como a enfrentada pelos moradores do Rio Grande do Sul, o cuidado com a hidratação e a nutrição é essencial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
água saindo da torneira
1 de 1 água saindo da torneira - Foto: Getty Images

Diante da tragédia em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul, a situação vem se tornando mais caótica à medida que insumos básicos para a sobrevivência, como a água, se tornam escassos

Na tentativa de abastecer a população o mais rápido possível, o governo, empresários e indivíduos do país inteiro têm se mobilizado para fazer com que doações de toda ordem, inclusive de água, cheguem logo ao Sul do país.

E quando o solvente básico para a sobrevivência, a água, se torna escasso, como alegar, para esses indivíduos, que é necessário manter uma boa hidratação? Isso se torna quase desumano.

Algumas estratégias de doação, contudo, podem oferecer um maior auxílio e conforto para que as vítimas mantenham-se com o mínimo de nutrientes e água e, principalmente, para que consigam enfrentar as difíceis batalhas impostas pela tragédia.     

 Confira!

  • Ao doar alimentos, certifique-se das condições daqueles que irão receber os mantimentos. Ou seja, para os lares que estão em segurança, receber itens como frutas ricas em água, como melancia, melão, laranja e tangerina, pode ser útil. Além de ajudar na hidratação, também ajuda na nutrição. Porém, a ideia se limita a aqueles que estão em lares com segurança.
  • Antes de enviar os donativos, confira se os alimentos estão em condições sanitárias adequadas. No caso das frutas, por exemplo, o ideal é higienizá-las, já que nos ginásios e demais abrigos a necessidade do consumo é urgente, não contando com armazenamento.
  • Doe bebidas hidratantes como repositores hidroeletrolíticos, água de coco industrializada e água. Além das vítimas das enchentes, é válido lembrar de todos os voluntários que estão lá, trabalhando ativamente para amparar a situação.
  • Evite doar alimentos muito salgados, com adição de temperos industrializados e até com a presença excessiva de sal como salgadinhos, macarrão instantâneo, amendoim salgado e outros. Priorize pães de forma, biscoitos, amendoim sem sal, biscoito de polvilho e outros.

 

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?