RS: doações podem driblar falta de água e manter vítimas nutridas
Principalmente em situações como a enfrentada pelos moradores do Rio Grande do Sul, o cuidado com a hidratação e a nutrição é essencial
atualizado
Compartilhar notícia
Diante da tragédia em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul, a situação vem se tornando mais caótica à medida que insumos básicos para a sobrevivência, como a água, se tornam escassos.
Na tentativa de abastecer a população o mais rápido possível, o governo, empresários e indivíduos do país inteiro têm se mobilizado para fazer com que doações de toda ordem, inclusive de água, cheguem logo ao Sul do país.
E quando o solvente básico para a sobrevivência, a água, se torna escasso, como alegar, para esses indivíduos, que é necessário manter uma boa hidratação? Isso se torna quase desumano.
Algumas estratégias de doação, contudo, podem oferecer um maior auxílio e conforto para que as vítimas mantenham-se com o mínimo de nutrientes e água e, principalmente, para que consigam enfrentar as difíceis batalhas impostas pela tragédia.
Confira!
- Ao doar alimentos, certifique-se das condições daqueles que irão receber os mantimentos. Ou seja, para os lares que estão em segurança, receber itens como frutas ricas em água, como melancia, melão, laranja e tangerina, pode ser útil. Além de ajudar na hidratação, também ajuda na nutrição. Porém, a ideia se limita a aqueles que estão em lares com segurança.
- Antes de enviar os donativos, confira se os alimentos estão em condições sanitárias adequadas. No caso das frutas, por exemplo, o ideal é higienizá-las, já que nos ginásios e demais abrigos a necessidade do consumo é urgente, não contando com armazenamento.
- Doe bebidas hidratantes como repositores hidroeletrolíticos, água de coco industrializada e água. Além das vítimas das enchentes, é válido lembrar de todos os voluntários que estão lá, trabalhando ativamente para amparar a situação.
- Evite doar alimentos muito salgados, com adição de temperos industrializados e até com a presença excessiva de sal como salgadinhos, macarrão instantâneo, amendoim salgado e outros. Priorize pães de forma, biscoitos, amendoim sem sal, biscoito de polvilho e outros.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica